37.9 C
Rondonópolis
sexta-feira, 7 novembro - 15:21
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportes12 metros de tecnologia limpa e 350 km de silêncio sobre rodas

12 metros de tecnologia limpa e 350 km de silêncio sobre rodas


Veículo vai operar na linha 420T – Nilópolis x Barra da Tijuca, com carregador de 120 kW; na segunda-feira será a vez do teste com ônibus a gás no interior

ALEXANDRE PELEGI

A transição energética começa a ganhar corpo também nas linhas metropolitanas do Rio. Neste sábado, 8 de novembro de 2025, o Detro-RJ dá partida em um novo capítulo de sua política de inovação e sustentabilidade: o teste de um ônibus elétrico ANKAI OE-12, fabricado na China e equipado com tecnologias de última geração.

A estreia acontece na linha 420T — Nilópolis x Barra da Tijuca (via Mesquita), com o embarque programado para as 8h no Terminal Rodoviário de Nilópolis. O veículo vem acompanhado de um carregador rápido Livoltek de 120 kW, capaz de repor totalmente as baterias em cerca de duas horas e meia.

O ANKAI OE-12 tem autonomia de até 350 km com suas baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 350 kWh, suficientes para um dia inteiro de operação urbana sem recarga intermediária. O motor elétrico síncrono entrega 250 kW de potência e 3 500 N·m de torque, movendo com suavidade um ônibus de 12 metros de comprimento e capacidade para 74 passageiros.

O modelo foi projetado com piso baixo integral, rampa para cadeirantes e ampla área reservada para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema de suspensão pneumática com nivelamento automático (ECAS) garante conforto mesmo em vias irregulares — um atributo essencial para quem enfrenta o trânsito da Baixada à Zona Oeste todos os dias.

Nós, da Ankai, acreditamos fortemente neste projeto do DETRO. A Linave (empresa que vai operar o ônibus) também confia na mudança tecnológica e tem nos apoiado ativamente nos testes. Estamos entregando um produto que representa o que há de mais moderno no mercado, com alta eficiência energética.
Vale destacar que participamos de forma próxima em todo o processo — analisando dados e realizando ajustes constantes para oferecer a melhor experiência possível a passageiros e condutores”, diz João Renato Martins Cesar. gerente da ANKAI.

Inteligência a bordo

Mais que elétrico, o OE-12 é inteligente. Vem equipado com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), um pacote de segurança ativa que inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa e monitoramento de ponto cego. Recursos até então restritos a automóveis de luxo começam, assim, a chegar ao transporte coletivo.

O ar-condicionado, fornecido pela SongZ, opera com compressor elétrico de alta eficiência, mantendo o conforto térmico sem comprometer a autonomia — um ponto vital em ônibus elétricos.

Silencioso, livre de emissões locais e mais barato de operar — o custo por quilômetro pode ser até 70% menor que o de um modelo a diesel —, o ANKAI OE-12 simboliza a convergência entre inovação tecnológica e sustentabilidade.

O presidente do Detro-RJ, Rafael Salgado, confirmou que a equipe de comunicação acompanhará a primeira viagem de ponta a ponta. “Queremos ouvir o motorista, os passageiros e entender como a operação se comporta no dia a dia”, afirmou.

Já na segunda-feira, o órgão dará sequência ao programa com o teste de um ônibus a gás natural na linha Paulo de Frontin–Paracambi, mostrando que o Estado do Rio busca diversificar sua matriz energética sobre rodas.

Com esse início de testes, o Detro-RJ se junta a outras capitais e regiões metropolitanas que vêm experimentando novas tecnologias limpas — um passo simbólico, mas necessário no rumo ao transporte público mais sustentável.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments