15.6 C
Rondonópolis
sábado, 12 julho - 06:36
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportes19 em plena luz do dia e 365 no acumulado. Artesp atualizou...

19 em plena luz do dia e 365 no acumulado. Artesp atualizou para 246 e soma do Estado passa de 700


Em um dos casos desta sexta-feira, passageira foi atingida por estilhaços no rosto

ADAMO BAZANI

Colaboraram Alexandre Pelegi e Yuri Sena

O Estado de São Paulo contabiliza entre o início de junho e a tarde desta sexta-feira, 11 de julho de 2025, ao menos 700 ônibus depredados, de acordo com fontes oficiais, como gestoras públicas e prefeituras.  Artesp, que gerencia os ônibus metropolitanos intermunicipais, e SPTrans, dos municipais da capital paulista, atualizaram os números e os casos continuam mesmo com os anúncios de operações por parte das polícias. Somete nesta sexta-feira (11), foram 19 ônibus da cidade de São Paulo depredados.

Este total de 700 veículos abrange quatro diferentes tipos de sistemas de transportes no Estado.

SPTrans (Municipais da capital paulista): 365, de 12 de junho a 11 de julho – 365 COM NOVOS CASOS

Artesp (ex-EMTU, intermunicipais/metropolitanos): 246, de 01 de junho a 08 de julho (atualização desta sexta-feira, 11)

SUBTOTAL: 346 +246 = 611 ônibus (mas SPTrans considera um período menor que Artesp, mesmo que em quantidade inferior a partir do “boom” de 12 de junho de 2025, ainda tiveram alguns.

Porém há dois outros sistemas de transportes que entram nessa conta

Municipais que só rodam dentro das cidades vizinhas sem adentrar a capital. Exemplo: Suzantur, de Santo André; Urubupungá, de Osasco, etc 87, de acordo com as prefeituras, entre 1 de junho e 10 de julho.

Litoral Paulista: 31, entre municipais e metropolitanos.

SUBTOTAL 592 (346 – SPTRANS + 246 ARTESP-EMTU) + 87 (vizinhas) + Litoral 31 = 729 (número em ampliação)

Entre os casos, houve comunicações sobre ocorrências na Avenida Inajar de Souza, na zona Noroeste, e na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona Sul, onde uma jovem de 20 anos teve ferimentos sem gravidade no rosto.

Segundo informações repassadas por funcionários do setor ao Diário do Transporte, por volta das 13h, ao menos dois veículos da empresa Viação Santa Brígida foram atacados na Avenida Inajar de Souza, na Zona Noroeste da cidade.

Os ônibus, de prefixos 1 1103 e 1 1108, operavam na linha 9501 – Cachoeirinha / Largo do Paissandu.

Não há registros de feridos, e os coletivos precisaram ser recolhidos para manutenção. A empresa já está providenciando veículos substitutos.

Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma jovem que estava em um ônibus que passava pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, perto da Ponte Cidade Jardim, foi atingida por estilhaços sem gravidade no rosto, ainda na tarde desta sexta-feira (11). O veículo teve um dos vidros quebrados por pedras.

ARTESP:

Após dias sem responder à imprensa, a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), do governo estadual, atualizou no início da tarde ainda desta sexta-feira (11), o balanço, levando em conta o período entre 1º de junho de 2025 e 08 de julho de 2025, que totalizou 246 coletivos. A Artesp gerencia os ônibus que ligam diferentes cidades dentro da região metropolitana de São Paulo e assumiu recentemente as atribuições da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

SPTRANS E VANS DO ATENDE:

Já a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora da prefeitura de São Paulo, atualiza e informa os dados todos os dias.

De acordo com o mais recente levantamento informado, foram 346 ônibus atacados entre 12 de junho e 10 de julho. Após o Diário do Transporte revelar que, além dos ônibus comuns, vans do Atende, serviço de transporte especial para pessoas com alto grau de deficiência, também sofreram depredações, estes veículos, que pertencem às viações, passaram a ser contabilizados também pela SPTrans.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaboraram Alexandre Pelegi e Yuri

Vans do Atende atacadas: iam apenas virar estatística, mas indignação deve ser maior diante da crescente covardia

Com as ocorrências não contabilizadas desta sexta-feira ainda na tarde, o total subiu para mais de 350 somente entre os municipais gerenciados pela SPTrans na capital.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaboraram Alexandre Pelegi e Yuri Sena 





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments