Publicado em: 2 de janeiro de 2025
Grande parte das promessas incluiu ações que não foram cumpridas na gestão passada do prefeito e estão em atraso
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, apresentou nesta quinta-feira, 02 de janeiro de 2025, após a primeira reunião com os secretários de sua nova gestão, a Agenda dos 100 dias, que é um conjunto de metas para os primeiros 100 de governo municipal.
Na área de mobilidade urbana, tanto em relação a serviços quanto a obras e modernização, Nunes relacionou uma série de promessas, mas grande parte se refere a ações que não foram cumpridas na gestão passada do prefeito e estão em atraso.
Entre as quais, estão as obras do Complexo Sena Madureira, que enfrentaram entraves judiciais, e dos corredores de ônibus e terminais que não avançaram e até tiveram o termo “entregues” para “viabilizados” no plano anterior de 2021 a 2024.
Outro assunto dos primeiros 100 dias que se refere a não cumprimentos de metas não alcançadas na gestão passada está a eletrificação de frota de ônibus.
Para este início de novo mandato, a promessa é de substituir 215 ônibus a diesel por elétricos nos 100 primeiros dias.
Em 2021, no Plano para até 2024, a prefeitura havia adotado como meta a circulação de 2,6 mil ônibus elétricos, ou 20% da frota total de 13 mil coletivos Mas são apenas 291 veículos com baterias atualmente.
Nesta quinta-feira, 02 de janeiro de 2025, Nunes voltou a responsabilizar a ENEL pela falta de infraestrutura que impediria a expansão da frota.
Ouça
Outro tema na área de transportes que não teve avanço como prometido na gestão passada foi a modernização do Bilhete Único, cuja tecnologia é considerada suscetível a fraudes e que apresenta problemas de uso para os passageiros.
Nestes primeiros 100 dias, foram colocadas como metas sobre a bilhetagem a substituição de Cartões e o cancelamento de cartões identificados com créditos falsos.
Veja os principais pontos:
LICITAÇÕES
Infraestrutura e Mobilidade
– Retomada da licitação do Corredor Miguel Yunes (suspensa em outubro/24 pelo TCM)
– Publicação das licitações de 2 corredores: Corredor de Ônibus Leste – Itaquera – Trecho II e Corredor Celso Garcia – Trechos II e III
– Publicação da licitação do Terminal São Mateus
CONCLUSÃO DE OBRAS
Infraestrutura e Mobilidade
– Corredor Imirim
Ampliação e Implantação de Serviços
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
– Inclusão de veículos elétricos. Substituição de aproximadamente 215 veículos diesel por veículos elétricos.
– Modernização da Bilhetagem do Transp. Público (Fase 1 – Substituição de Cartões. Fase 2 – Cancelamento de cartões identificados com créditos falsos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira