Publicado em: 18 de dezembro de 2025

Solução de planejamento operacional sustentou expansão de frota, triplicou a demanda diária e elevou a pontualidade a 98%
Com o uso da plataforma da Optibus, o BRT do Rio de Janeiro, operado pela Mobi-Rio, adicionou 611 ônibus à sua frota e duplicou o número diário de passageiros.
Alguns números
509% – Crescimento da Frota de Ônibus
133% – Aumento do número de passageiros
98% – Performance de Pontualidade
Visão Geral
A Mobi-Rio é a operadora do serviço de Bus Rapid Transit (BRT) do Rio de Janeiro, um dos maiores sistemas de transporte público do Brasil. Para reconstruir e expandir o BRT diante dos desafios econômicos e do período pós-pandemia, a Mobi-Rio implementou a plataforma da Optibus para otimizar suas 9.000 viagens diárias e aprimorar a gestão de 1.900 motoristas.
Com uma melhor alocação de equipes e veículos, a Mobi-Rio ampliou sua frota de 120 para 731 ônibus, adicionou seis novas garagens e alcançou 98% de pontualidade, enquanto o número diário de passageiros triplicou.
Créditos: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio de Janeiro
“A Optibus mantém a qualidade do nosso serviço, mesmo à medida que nossa rede cresce e se torna mais complexa. Sem a Optibus, seria impossível planejar e ajustar as operações com essa eficiência” – Diego Mateus da Silva, Diretor de Planejamento e Operações.
Desafio
O BRT do Rio de Janeiro enfrentou grandes desafios devido às crises econômicas e à pandemia de COVID-19. O serviço diário foi reduzido de 400 para 120 ônibus, e a demanda caiu de 400 mil para 200 mil passageiros por dia. A Mobi-Rio precisava reconstruir sua operação e otimizar a alocação de motoristas e ônibus, ao mesmo tempo em que expandia significativamente sua rede para integrar um novo corredor (Transbrasil), seis novas garagens, centenas de novos veículos e mais de mil novos motoristas.
Tudo isso precisava ser alocado de forma eficiente para atender ao aumento da demanda diária, incluindo o fluxo adicional gerado por grandes eventos na cidade — como o Rock in Rio, o Web Summit e a Bienal do Livro — que atraem centenas de milhares de visitantes ao Rio.
Solução

A Mobi-Rio implementou os produtos da Optibus de Planning e Scheduling para impulsionar uma operação de BRT coordenada e responsiva, capaz de:
- Reagir rapidamente às flutuações diárias de demanda por conta de grandes eventos, mantendo frequência, pontualidade e satisfação dos passageiros;
- Monitorar o serviço e o desempenho, e realizar ajustes em tempo real;
- Otimizar a alocação de motoristas e ônibus, reduzindo quilometragem ociosa e custos operacionais.
- Planejar serviços mais rapidamente, graças a ferramentas e fluxos de trabalho avançados e baseados em nuvem..
Resultados
Com a Optibus, a Mobi-Rio alcançou as seguintes melhorias na rede de BRT do Rio:
- Planejamento mais rápido: De 14 para 3 dias (80% de economia de tempo).
- Operações ampliadas junto com crescimento sem precedentes: gestão de uma das maiores expansões de serviço da operação, aumentando a frota de 120 para 731 ônibus (+509%), adicionando seis novas garagens e lançando um novo corredor de BRT (Transbrasil) sem interrupções de serviço ou operacionais, graças ao agendamento otimizado de equipes e veículos.
- Serviços de qualidade para mais passageiros: o crescimento da rede de BRT do Rio aumentou a demanda anual em 133%, passando de 200 mil para 466 mil passageiros por dia. Com a Optibus, a Mobi-Rio conseguiu gerenciar esse crescimento de forma eficiente, aumentando a frequência dos serviços para atender à enorme demanda. Os serviços estão em conformidade com os padrões e operam com 98% de pontualidade.
- Insights sobre a operação: as falhas de veículos foram reduzidas. O painel de KPIs do Optibus oferece visibilidade sobre a economia de custos relacionada e melhorias no custo por km, permitindo que a Mobi-Rio compreenda melhor seus gastos e economias.
- Gestão de motoristas: o time de motoristas da Mobi-Rio cresceu de 350 para 1.900 devido à expansão dos serviços. O planejamento mais eficiente permite que a Mobi-Rio gerencie esse crescimento de forma suave em sua complexa operação diária.
“A qualidade do serviço melhorou drasticamente. Os passageiros elogiam a pontualidade do serviço.” – Diego Mateus da Silva, Diretor de Planejamento e Operações.


