29.8 C
Rondonópolis
quarta-feira, 14 maio - 12:05
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesRodoviários do Rio de Janeiro perderão gratuidade da passagem após implementação do...

Rodoviários do Rio de Janeiro perderão gratuidade da passagem após implementação do Jaé, diz prefeitura


Em palestra nesta terça (04) no Instituto de Engenharia do RJ, Secretária Municipal de Transportes afirmou que benefício não está previsto em lei

ALEXANDRE PELEGI

Trabalhadores rodoviários podem começar a pagar passagem de ônibus após a implementação total do sistema de bilhetagem Jaé, prometida para o dia 1º de julho de 2025.

Em palestra concedida nesta terça (04) no Instituto de Engenharia do Rio de Janeiro, a Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Maína Celidônio, afirmou que a gratuidade para rodoviários não está prevista em lei.

Segundo ela, trata-se de um acordo entre operadores e funcionários. A prefeitura não se oporia a um novo acordo para não descontar o valor das passagens, desde que fosse resultado de um acerto entre patrões e empregados.

Hoje esses profissionais não têm o desconto de 6% em seus salários, como outros trabalhadores com carteira assinada, e utilizam o transporte público gratuitamente no Rio de Janeiro.

Do lado das empresas de ônibus, os funcionários já estão sendo avisados que, após a implementação do sistema Jaé, terão 6% descontados de seus salários para cobrir os custos de deslocamento.

O problema fica maior quando se sabe que 40% da categoria mora na Baixada Fluminense, e com isso os custos de deslocamento para a cidade do Rio sofrerão aumento.

INTEGRAÇÃO COM REGIÃO METROPOLITANA

A integração com o sistema de transporte do Rio Janeiro, com o uso de apenas um bilhete, ainda está longe de acontecer. Maína explicou que assim, quando se tratar de integrar o sistema municipal com os modais geridos pelo Estado, o usuário terá de portar o Cartão Jaé e o Cartão Riocard. Ela disse que a situação será a mesma que hoje acontece em São Paulo, onde convivem os cartões TOP e do Bilhete Único.

ADIAMENTOS x COMPRA

Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em coletiva no dia 08 de janeiro de 2025, comunicou o adiamento mais uma vez da implantação do Jaé, agora para 1º de julho de 2025. A data prevista para o início da operação era 1º de fevereiro.

Mais: informou que a Autopass, que opera o sistema do cartão TOP na região metropolitana de São Paulo, já solicitou autorização à prefeitura para assumir a titularidade da bilhetagem da capital carioca. E afirmou que se tudo correr bem do ponto de vista legal, “se a empresa atender aos requisitos legais“, a prefeitura autorizará a mudança na estrutura societária. A Autopass “passará a ser empregada da prefeitura“, disse o prefeito, querendo dizer o tempo todo que não vai permitir que quem opera no sistema de ônibus da cidade tenha participação na bilhetagem. Relembre:

Paes anuncia que Autopass está comprando o Jaé e prorroga para 1º de julho de 2025 implantação do sistema

Questionada sobre a compra do sistema de bilhetagem da cidade, a secretária Maína Celidônio afirmou que o assunto ainda está em análise, e que eventuais problemas ocorridos com a Autopass em São Paulo não serão levados em conta. Maína afirmou que a análise é jurídica, e que vai focar exclusivamente na legalidade da transição.

A TACOM, classificada em segundo lugar na licitação de bilhetagem eletrônica do Rio de Janeiro, questiona o contrato firmado entre a Prefeitura e o Consórcio Bilhete Digital (CBD) na Justiça, conforme mostrou o Diário do Transporte no dia 23 de janeiro. A TACOM também apresentou denúncias aos órgãos de controle e à Prefeitura do Rio, alegando que o CBD não cumpriu com suas obrigações contratuais, como os prazos de implantação e o pagamento da outorga.

Quando lhe perguntaram sobre a reclamação da TACOM, Maína disse que não faz sentido, e que qualquer empresa pode exercer o poder de compra, inclusive a própria TACOM. Para a secretária a concorrência foi bem sucedida, e agora a prefeitura trabalha em duas frentes: para garantir a implementação do Jaé na data prevista, e continuar atuando junto ao Governo do Estado do Rio para permitir a integração dos dois sistemas. Relembre:

Licitação de Bilhetagem no Rio de Janeiro é questionada na Justiça pela TACOM

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments