Publicado em: 7 de fevereiro de 2025

Empresa da Grande São Paulo especializada em transportes corporativos não descarta a possibilidade de ampliar frota com modelos menos poluentes
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A Shift Mobilidade anunciou nesta sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025, por meio de suas redes sociais, o início de um plano com vistas à eletrificação, ao menos parcial da frota de ônibus.
A empresa, com sede em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, é especializada em transportes corporativos atuando em segmentos como fretamento contínuo, gestão de transportes e transfers de eventos e atendimento a hotéis, igrejas, pousadas e congressos de categorias profissionais.
A companhia divulgou imagens da chegada de um micro-ônibus chinês 100% elétrico da marca Ankai, com a nomenclatura de modelo E985.
O veículo, para o segmento de nove toneladas, tem duas portas de acesso, bancos tipo urbano e piso baixo total.
Como mostrou o Diário do Transporte, em 11 de abril de 2024, a Ankai, do grupo SHC, também da JAC Motors, uma nova linha de ônibus elétricos de fabricação chinesa para o mercado brasileiro.
Com a marca Ankai, o grupo oferece diferentes versões do modelo: o OE6 Micro, de seis metros, o OEMini, de 8 metros; OE10 Mid (Micrão) de dez metros, e Urbano tamanho padron (12 metros de comprimento).
Relembre:
Desde então, a chinesa passou a testar os modelos, mas com foco para o transporte urbano.
Entre as diversas cidades por onde a fabricante já exibiu ou anunciou que iria circular com os elétricos estão:
São Paulo (SP):
Curitiba (PR):
Jundiaí (SP):
Belo Horizonte (MG):
Ribeirão Preto (SP):
Porto Alegre (RS):
Região Metropolitana de Recife (PE):
A companhia de capital chinês, desde a apresentação dos modelos, por meio do presidente do grupo no Brasil, Sergio Habib, disse que a capital paulista é vista como mercado interessante para a linha de modelos, mas outros sistemas estão na mira em cidades de médio porte.
O diretor de operações da marca chinesa do Brasil, Vagner Rigon, também havia adiantado ao Diário do Transporte que as intenções da Ankai são de atender outros segmentos, além de urbanos, entre os quais, fretamento contínuo e corporativo.
Relembre:
Na publicação sobre a chegada do veículo, a Shift destacou algumas características positivas deste tipo de veículo.
“Chegaram os novos ônibus 100% ELÉTRICOS em nossa frota, trazendo mais eficiência, conforto e cuidado com o meio ambiente. Além de reduzir significativamente as emissões de poluentes, os novos ônibus oferecem operação silenciosa, eficiência energética e uma experiência ainda mais confortável para os nossos passageiros”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


