Publicado em: 8 de fevereiro de 2025
Passageiros poderão utilizar o terminal para realizar transferências entre ônibus sem custo adicional
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Marabá, município com quase 290 mil habitantes no interior do Pará, está promovendo um redimensionamento das rotas dos ônibus urbanos visando otimizar o sistema de transporte coletivo.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), o objetivo é reduzir o tempo de percurso, melhorar a integração no Terminal de Passageiros e garantir um atendimento mais rápido e eficaz à população.
Em nota, a prefeitura informa que está realizando um estudo detalhado para mapear as melhores rotas, partindo do Terminal de Integração para reduzir a distância e o tempo de trajeto dos ônibus.
Com as mudanças, os passageiros poderão utilizar o terminal para realizar transferências entre ônibus sem custo adicional, permitindo uma conexão mais rápida e eficiente.
O novo sistema prevê que os ônibus farão trajetos diretos entre o Terminal de Integração e os diferentes bairros da cidade, com cada ônibus atendendo apenas um bairro. Por exemplo, um ônibus fará o trajeto para o Jardim União e Bela Vista, através da Avenida Sororó, e depois retornará ao terminal. Outro ônibus fará o trajeto do terminal para a Marabá Pioneira.
A reorganização permitirá que os passageiros cheguem ao terminal em menos tempo e possam embarcar rapidamente em outra linha para seu destino final.
A prefeitura está acompanhando de perto a empresa Integração, responsável por implementar as novas rotas, para garantir o cumprimento do contrato e a operação dentro do novo planejamento.
A previsão é que as novas rotas estejam em funcionamento até março.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes