Publicado em: 8 de fevereiro de 2025
Com contrato de 25 anos, Transportes Coletivos Rainha começa a operar no fim de fevereiro
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São Bento do Sul (SC) formalizou a nova concessão do transporte público coletivo urbano à empresa Transportes Coletivos Rainha. O contrato, de número 185/2024, tem vigência de 25 anos e estabelece diretrizes para garantir um serviço mais eficiente, diz a prefeitura. A nova operação entrará em vigor no final deste mês.
O contrato prevê um Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), com a implementação da cobrança automática de tarifas e venda antecipada de passagens.
A frota será 100% acessível, com ampliação do atendimento a passageiros com mobilidade reduzida, assegurando transporte gratuito para pessoas com dificuldades severas de locomoção.
Outro destaque é a readequação de horários e rotas, atendendo a um dos principais pedidos da população, buscando um formato mais próximo ao que era praticado antes da pandemia.
A instalação de câmeras de monitoramento nos veículos promete mais segurança. Os ônibus terão ainda USB para carregamento de celulares, ar-condicionado e iluminação em LED.
Na última quinta-feira (06), foi realizada a vistoria dos ônibus que irão compor a nova frota do transporte coletivo. A inspeção teve como objetivo garantir que os veículos atendam aos padrões de segurança, conforto e acessibilidade estabelecidos no contrato.
A concessionária assumirá a operação e manutenção da frota, garantindo veículos em bom estado e o cumprimento dos horários. O contrato prevê ainda a capacitação contínua dos funcionários, garantindo um atendimento mais qualificado ao público.
A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Obras, será responsável pela fiscalização contínua dos serviços prestados, assegurando que a concessionária cumpra todas as obrigações previstas no contrato.
NOVOS ÔNIBUS
Como mostrou o Diário do Transporte, São Bento do Sul (SC) recebeu 17 ônibus 0 km para o sistema municipal de linhas do transporte coletivo no início de janeiro.
Os veículos foram comprados pela “Coletivos Rainha” que presta os serviços na cidade do Planalto Norte de Santa Catarina, de cerca de 90 mil habitantes, segundo o mais recente levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Todos os 17 veículos são de motor dianteiro e já seguem o atual padrão de redução de emissões que os veículos a diesel 75% menos poluentes.
A frota nova é composta por veículos de dimensões variadas entre micro-ônibus, midibus (micrão) e convencionais, mas, em comum, todos possuem ar-condicionado e acessibilidade por meio de elevadores, espaço para cadeira de rodas ou cão-guia, assentos especiais, entre outros itens.
As carrocerias são Mascarello com chassis Volkswagen e Mercedes-Benz.
A nova frota é composta pelos seguintes modelos:
8 unidades: Mascarello GranVia – Volkswagen 17-230 (convencional)
2 unidades: Macarello GranVia – Volkswagen OF-1619 (midi)
4 unidades: Mascarello S3– Volkswagen 9-180 (micro)
2 unidades: Mascarello S3 – Volkswagen 9-180 S (micro com suspensão a ar)
1 unidade: Mascarello S3 – Mercedes-Benz LO-916 (micro)
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes