Publicado em: 9 de fevereiro de 2025
Composições do Serviço 710 que seguem em direção à Jundiaí não realizam parada na Estação Utinga das 09h às 18h
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste domingo, 09 de fevereiro de 2025, a circulação dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passa por alterações durante obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.
Entre 09h e 18h os trens do Serviço 710 que seguem em direção à Jundiaí não irão parar na Estação Utinga, na Linha 10-Turquesa. Desta forma, o passageiro que chegar à estação com destino a Jundiaí deverá embarcar no sentido Rio Grande da Serra, descer em Prefeito Saladino e reembarcar na plataforma oposta.
Já o passageiro vindo de Rio Grande da Serra que quer descer em Utinga deve seguir até São Caetano e embarcar no sentido oposto – os trens que seguem em direção a Jundiaí utilizarão a plataforma 4 da Estação São Caetano. Outras mudanças de plataforma do Serviço 710 acontecerão na Estação Luz, visto que todos os trens utilizarão apenas a plataforma 1 para o embarque e desembarque; e na Estação Capuava, cujas composições utilizarão apenas a plataforma 2 entre 09h e 15h de domingo.
A alteração na circulação da Linha 10-Turquesa ocorre para que seja possível a supressão e poda de árvores, além de substituição de dormentes, aparelhos de mudança de via (AMVs) e trilhos, assim como execução de solda e limpeza de faixa.
Na Linha 11-Coral, entre 09h e 18h, os trens utilizarão a plataforma 4 para embarque e desembarque. Essa mudança permitirá o rebaixamento do GAP que permitirá a reforma do Viaduto Carlos de Campos, além da substituição de dormentes e trilhos, além de execução de solda e limpeza de faixa.
E vale lembrar que, assim como tem ocorrido todos os domingos, entre 10h e 15h, ocorre a operação assistida para viagens dos trens entre Estudantes e Palmeiras-Barra Funda.
Por fim, na Linha 12-Safira os trens utilizarão apenas a plataforma 1 nas Estações Itaim Paulista e Jardim Romano durante toda a operação comercial de domingo, para a realização de substituição de cabos.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte