18.9 C
Rondonópolis
sexta-feira, 16 maio - 03:44
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesLicitação do Transporte Intermunicipal do Rio de Janeiro propõe diminuição de linhas...

Licitação do Transporte Intermunicipal do Rio de Janeiro propõe diminuição de linhas de ônibus com trajetos similares


Foto: Ônibus Brasil/ Jordan Santos do Nascimento

Projeto prevê uma redução de 20% nos percursos e inclui a eliminação de sobreposições de rotas

YURI SENA

O Departamento Estadual de Transportes do Rio de Janeiro (Detro-RJ) oficializou a necessidade e a viabilidade da concessão dos serviços de transporte público coletivo intermunicipal por ônibus em todo o estado.

O processo licitatório tem como objetivo reestruturar as linhas de ônibus, abrangendo o território fluminense, com exceção das linhas originadas na Barra da Tijuca, que já passaram por licitação anterior.

O projeto prevê uma mudança na operação do transporte coletivo intermunicipal, que passará a ser realizado sob o modelo de concessão.

O processo tem como objetivo otimizar o serviço, promovendo uma redução de cerca de 20% nas atuais 1.100 linhas. A medida inclui a eliminação de sobreposições de rotas, especialmente nas áreas onde há concorrência com outros modais, como o trem e o metrô. 

A reestruturação proposta inclui mudanças, como a divisão do sistema em 12 lotes operacionais, com a possibilidade de empresas ou consórcios participarem da licitação para operar essas áreas. 

O novo modelo vai incorporar veículos refrigerados e promover a unificação de linhas com itinerários duplicados. Também haverá a eliminação de linhas com demanda insuficiente, priorizando as rotas mais racionais e atendendo melhor as regiões com maior necessidade de transporte.

Uma das inovações no projeto é a exigência de uma frota de ônibus com uma idade média de até cinco anos para as linhas urbanas e seis anos para as rodoviárias, com 20% da frota sendo composta por veículos novos. 

 Todos os ônibus terão sistemas de monitoramento por GPS e câmeras de segurança, visando à proteção dos passageiros e facilitando a fiscalização das operações. 

A medida também inclui a utilização de ônibus elétricos em algumas regiões da Grande Rio e a possibilidade de empregar combustíveis mais limpos, como o gás natural e o biometano, em substituição ao diesel.

Com a publicação do Ato de Justificativa de Conveniência, o Detro-RJ dará sequência ao processo licitatório, enviando a minuta do edital para os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ).

Após aprovação, o edital será publicado no Diário Oficial e o processo licitatório será aberto para empresas interessadas.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments