17.8 C
Rondonópolis
sexta-feira, 16 maio - 04:24
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesVolvo estima vender 200 ônibus elétricos da marca para 2025, diz presidente...

Volvo estima vender 200 ônibus elétricos da marca para 2025, diz presidente da divisão ao Diário do Transporte


Presidente da Volvo Bus Latino América ao lado do repórter Ádamo Bazani

André Marques se refere aos veículos da linha BZRT, articulados e biarticulados, que passam a ser produzidos em Curitiba. Há estimativas para elétricos Volvo na capital paulista

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

A Volvo estima comercializar neste ano de 2025 um volume em torno de 200 unidades dos ônibus elétricos articulados da linha BZRT, que passam a ser produzidos na planta de Curitiba (PR).

A informação é do presidente da Volvo Bus Latin America, André Marques, em entrevista ao Diário do Transporte nesta quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, durante evento em que a montadora divulgou os balanços de 2024 e perspectivas para 2025.

De acordo com André Marques, parte deste volume será para o Brasil, mas a partir de Curitiba (PR), serão também embarcados ônibus para a América Latina.

André Marques também disse que não haverá uma linha fabril específica para os ônibus elétricos, que vão compartilhar com outros produtos da marca, inclusive os coletivos a diesel na linha de produção. Isso faz com que a empresa ganhe agilidade e capacidade na hora de produzir estes ônibus. Assim não há uma capacidade específica de produção para o modelo, sendo absorvido por todo o potencial da fábrica.

O executivo também disse ao Diário do Transporte que está otimista em relação ao mercado da capital paulista, o maior do país, apesar dos entraves de infraestrutura e do avanço das metas estipuladas pela prefeitura.

A Viação Santa Brígida, da Zona Noroeste, já possui o modelo em operação e a estimativa é de aquisição de mais unidades.

André Marques também disse que a infraestrutura para as redes de distribuição darem conta de frota maior de ônibus elétricos é vista também pela marca como o maior desafio para a eletrificação da frota de ônibus.

Veja o vídeo completo:

Veja nota completa da Volvo sobre o desempenho de 2024, perspectivas para 2025 e vendas em destaque:

Brasil foi o maior mercado de chassis de ônibus da Volvo no mundo em 2024

Com 709 ônibus licenciados no ano passado, pela primeira vez o Brasil atingiu a liderança de entregas de chassis Volvo no mundo. Além de bons negócios no segmento urbano, a marca fez importantes entregas de veículos rodoviários de alta tecnologia e segurança, com destaque para as versões 8×2, que tiveram crescimento de 40% nos emplacamentos. Em 2025, o início da produção do chassi BZRT, nas versões articulada e biarticulada, tornará o País uma base global de exportação desses modelos 100% elétricos, com zero emissões de CO2.

Ao todo, a Volvo entregou 1.429 ônibus na América Latina em 2024. Além do Brasil, maior mercado na região, Chile e Peru foram os principais destinos para os veículos, com 238 e 162 unidades comercializadas, respectivamente, no período. “Temos produtos avançados, serviços qualificados e uma unidade fabril com índices de qualidade altos. Isso nos faz um grande player no setor”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. A distribuição dos volumes entre o mercado doméstico e outros países ficou dentro da média histórica, com 50% das vendas para o mercado externo e 50% para o interno.

Grandes negócios em urbanos

Muitos negócios foram realizados no segmento de ônibus urbanos no Brasil. A cidade de Curitiba (PR), que tem um sistema de transporte de passageiros considerado um dos mais bem planejados do País, renovou a frota com mais 95 ônibus Volvo B320R. Outra entrega expressiva aconteceu no Distrito Federal (DF), onde 90 ônibus Volvo B320R entraram em circulação. Além dessas capitais, esse modelo opera com sucesso em outras grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e Ribeirão Preto. O Volvo B320R tem motor traseiro e é um chassi de grande conforto, baixo nível de ruído e alta eficiência energética, com reduzido consumo de combustível.

Rodoviários premium

Em 2024, a Volvo teve também uma excelente performance comercial em chassis rodoviários de alta tecnologia, desempenho e segurança, com elevação de vendas de 40% nos modelos 8×2. O significativo resultado foi obtido majoritariamente por causa do avanço introduzido pela família de chassis composta pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R, este último o mais potente ônibus do País. “O segmento rodoviário continua em recuperação desde o fim da pandemia, com aumento da demanda por viagens domésticas, notadamente as de rotas longas. Um bom pedaço dessa retomada vai em direção a ônibus com mais tecnologia, de alto padrão e com grande capacidade de transporte, justamente alguns dos principais atributos de nossos veículos”, explica o presidente.

Volvo B360R

Ainda em rodoviários, uma novidade Volvo em 2024 foi a introdução do chassi B360R. Equipado com o motor D8K de 360 cv, 1400 Nm de torque e transmissão I-Shift de 7ª geração, o modelo amplia a gama de opções da marca no segmento de fretamento e rodoviários de curta distância.  Disponível na configuração de eixos 4×2, o modelo pode receber carrocerias de até 14 metros de comprimento, com bagageiro de 1.200 mm de altura.

Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e controle eletrônico de estabilidade (ESP). Outro destaque é o freio motor VEB300, com 300 cv de potência. Quando combinado com freio auxiliar Retarder (item opcional), o veículo pode alcançar 900 cv de potência de frenagem.

Planos de Serviço

Um dos destaques de 2024 foi o crescimento de 42% na oferta de serviços no mercado do Brasil. Com esse número, a Volvo chega à marca histórica de 54% de seus ônibus entregues cobertos com os Planos de Serviço da marca, na soma das modalidades Azul (básico) e Ouro (completo). “Foi um crescimento virtuoso, amparado pela estrutura de atendimento que criamos com o apoio de todas as concessionárias Volvo do País”, assegura André Marques.

Lançamentos 100% elétricos

Globalmente, um dos destaques da Volvo em 2024 foi o lançamento do BZR, a nova e moderna plataforma mundial de chassis 100% elétricos da marca, com zero emissões de CO2. Muito versátil, ela permite aplicações urbanas, de fretamento e até rodoviárias de curta distância. Exibido no Brasil durante a LatBus em agosto, poucos meses depois de sua apresentação na Europa, o BZR tem o mesmo quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca.

Outro grande lançamento em 2024 foi o BZRT, versão articulada ou biarticulada do novo chassi 100% elétrico de alta capacidade da Volvo. Ele foi desenvolvido seguindo o compromisso de atender à crescente demanda das cidades por redução de emissões de gases em seus sistemas de transporte de passageiros, com o benefício adicional de baixíssimo ruído. Na versão biarticulada, o “Bus Zero Rapid Transit” será o maior veículo elétrico do mundo em operação comercial, criado para receber carrocerias de até 28 metros e levar até 250 passageiros. O BZRT começará a ser produzido pela Volvo em 2025 na fábrica de Curitiba (PR), que será a base global de produção e exportação do modelo.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Vinícius de Oliveira





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments