Publicado em: 13 de fevereiro de 2025

Mudanças passam a valer entre os dias 16 e 17 de fevereiro
ARTHUR FERRARI
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina (PR) anunciou a ampliação e reestruturação do transporte coletivo da cidade, com novas linhas, ajustes em itinerários e ampliação de horários. As mudanças entram em vigor nos dias 16 e 17 de fevereiro e foram planejadas com base em pesquisas e dados do Centro de Inteligência Operacional (CIOP). A iniciativa foi viabilizada com a chegada de 25 novos ônibus à frota.
Entre as novidades, destaca-se a criação da linha 114 (Jardim Maíra), que terá 27 viagens diárias para atender a nova sede da Viação Garcia, na zona leste. Além disso, dez linhas sofrerão alterações para melhorar a cobertura e reduzir o tempo de espera.
A linha 121 (Três Figueiras) passará a atender o Parque Industrial Buena Vista, com a inclusão de um novo veículo e sete viagens diárias adicionais. A linha 423 (São Jorge) será estendida para o Residencial Jequitibá, na zona norte. Aos domingos, as linhas 112 (Alexandre Urbanas) e 113 (Pioneiros) terão intervalos menores, passando de uma hora para 37 minutos entre as viagens.
Outras mudanças incluem a ampliação dos horários da linha 803 (Terminal Vivi Xavier/Estação Catuaí), que agora funcionará também à noite e nos fins de semana, atendendo o Terminal Oeste aos domingos. Na zona sul, a linha 210 (União da Vitória) terá um trajeto mais ágil aos sábados, indo direto ao bairro sem passar pelo Terminal Acapulco, enquanto a linha 601 (Parador) assumirá essa conexão.
A linha 907 (Acapulco/Gleba Palhano) funcionará aos sábados até as 19h, e a linha 904 (Terminal Vivi Xavier/Acapulco) terá redução no tempo de espera, de 32 para 28 minutos. Outra novidade é a operação da linha 804 (Terminal Oeste/Gleba Palhano) também aos sábados. Já a linha 913 (Robert Koch/Gleba Palhano), antes disponível apenas nos horários de pico, passará a operar ao longo do dia, inclusive aos sábados.
O gerente operacional de transporte da CMTU, Moacir Morais, destacou que as mudanças foram planejadas a partir de pesquisas e monitoramento do sistema. “Buscamos constantemente soluções para melhorar o transporte. O CIOP nos fornece dados essenciais para ampliar o atendimento e garantir o retorno do investimento da população”, afirmou.
Usuários podem consultar as novas rotas e horários no site do MOV (mov1.com.br) e enviar sugestões ou reclamações pelo SAC (0800-4007020) ou e-mail ([email protected]).
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


