32.6 C
Rondonópolis
quinta-feira, 15 maio - 14:25
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGreen Energy é formalmente vencedora de licitação de aluguel de 400 ônibus...

Green Energy é formalmente vencedora de licitação de aluguel de 400 ônibus elétricos para São José dos Campos (SP)


Empresa, que tem origem no ABC Paulista e sede na capital, foi a única a oferecer proposta na última tentativa de concorrência. Contrato é de R$ 2,71 bilhões por 15 anos

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, após análise da proposta econômica, da viabilidade técnica e da documentação, retomou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, a licitação para o aluguel de 400 ônibus elétricos a bateria, e declarou como vencedora a Green Energy S.A.

O contrato, de R$ 2,71 bilhões por 15 anos, ainda será assinado.

A gestão municipal pretende dividir a eletrificação do sistema de ônibus em três responsabilidades.

– O fornecedor dos ônibus e equipamentos: Green Energy S.A.

– Gestão financeira, com a contratação de uma empresa do tipo “fintech”, que ainda será definida;

– Operadora dos ônibus: cuja licitação ainda será lançada. Os contratos das atuais empresas de ônibus da cidade foram prorrogados (Expresso Maringá, Júlio Simões Transportes e Serviços Ltda – Joseense, Viação Saens Peña).

A empresa Green Energy S.A, tem sede na capital e origem no ABC Paulista, cuja família operadora de parte de linhas de transporte coletivo na região, Setti & Braga, também tem sócios na Eletra Industrial, fabricante de tecnologia de ônibus elétricos, atualmente a maior fornecedora deste tipo de veículos no Brasil.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Green Energy foi a única a apresentar proposta, oferecendo os serviços de locação e manutenção dos coletivos pelo valor de R$ 2,7 bilhões (R$ 2.718.419.768,96) por um período de 15 anos, período requisitado pela prefeitura no edital.

O valor oferecido pela Green Energy ficou abaixo do previsto no edital, de R$ 2,967 bilhões.

É a sexta tentativa de licitação.

Na quinta vez, a empresa Logitec Gerenciamento de Projetos e Serviços Ltda, também a única interessada na ocasião, propôs R$ 3.938 bilhões, acima dos R$ 2.921 bilhões estabelecidos.

Durante a negociação, a empresa reduziu o valor em 1%, mas o lance seguiu acima do previsto no edital. Em uma nova rodada, a empresa afirmou que não seria possível reduzir o valor apresentado na proposta. Com isso, a Urbanizadora Municipal (Urbam), responsável pelo edital, considerou a licitação fracassada.

Relembre:

 

TIPOS DE ÔNIBUS:

A frota de 400 ônibus será dividida da seguinte maneira:

144 ônibus básicos com portas à direita;

Capacidade mínima para 70 passageiros e piso baixo

Autonomia Mínima das Baterias: 220 km até os oito primeiros anos de uso (após 8 anos, a redução de autonomia não pode ser superior a 20%, tendo, no mínimo, de ser de 176 km)

020 ônibus básicos com portas à direita e à esquerda;

Capacidade mínima para 70 passageiros e piso baixo

Autonomia Mínima das Baterias: 220 km até os oito primeiros anos de uso (após 8 anos, a redução de autonomia não pode ser superior a 20%, tendo, no mínimo, de ser de 176 km)

212 ônibus padrons com portas à direita;

Capacidade mínima para 80 passageiros e piso baixo

Autonomia Mínima das Baterias: 210 km até os oito primeiros anos de uso (após 8 anos, a redução de autonomia não pode ser superior a 20%, tendo, no mínimo, de ser de 168 km)

024 ônibus articulados com portas à direita e à esquerda;

Capacidade mínima para 80 passageiros e piso baixo

Autonomia Mínima das Baterias: 200 km até os oito primeiros anos de uso (após 8 anos, a redução de autonomia não pode ser superior a 20%, tendo, no mínimo, de ser de 160 km)

O aluguel dos veículos será custeado pela prefeitura que, por sua vez, vai repassar a operação para empresas privadas.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 15 de julho de 2024, aconteceu a abertura dos envelopes da licitação, que contou com apenas uma interessada: a Logitec Gerenciamento de Projetos e Serviços Ltda.

A proposta feita pelo grupo foi de R$ 3.938 bilhões, acima Dos R$ 2.921 bilhões estabelecidos como valor de referência pelo edital. O montante seria pago para o fornecimento de ônibus elétricos por 15 anos.

Durante a negociação, a empresa reduziu o valor em 1%, mas o lance seguiu acima do previsto no edital. Em uma nova rodada, a empresa afirmou que não seria possível reduzir o valor apresentado na proposta. Com isso, a Urbanizadora Municipal (Urbam), responsável pelo edital, considerou a licitação fracassada.

Relembre:

Já quanto à operação, o Diário do Transporte noticiou que a prefeitura de São José dos Campos (SP), prorrogou por mais dois anos os contratos com as empresas de ônibus da cidade.

Os aditivos contratuais foram publicados em Diário Oficial em 22 de outubro de 2024, e valem de 21 de outubro de 2024 até 21 de outubro de 2026.

Os contatos são assinados com as empresas:

Expresso Maringá Ltda (contrato número 18468/2008);

Júlio Simões Transportes e Serviços LtdaJoseense (contrato número 18469/2008);

Viação Saens Peña (contrato número 23228/2010);

No caso da Maringá e Júlio Simões, os contratos originalmente foram assinados em 2008, e da Saens Penã o contrato é de do 2010.

Com a Maringá é o sétimo aditivo, com a Júlio Simões já é o oitavo aditamento e com a Saens Peña é o sexto.

A medida ocorre porque a prefeitura ainda não concluiu a licitação que vai reestruturar o sistema de ônibus. Segundo a administração municipal, a elaboração de um novo edital está em fase de cotação para ser lançado em breve. A prefeitura não informou uma previsão de data.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments