32.6 C
Rondonópolis
quinta-feira, 15 maio - 14:47
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesAcidentes nas canaletas de ônibus de Curitiba (PR) envolvendo ciclistas aumentam; dez...

Acidentes nas canaletas de ônibus de Curitiba (PR) envolvendo ciclistas aumentam; dez casos já foram registrados somente em 2025


Situações de perigo são causados pela desatenção durante uso de celulares, fones de ouvido ou atitudes proibidas, como atravessar fora da faixa

ARTHUR FERRARI

A Prefeitura de Curitiba (PR) fez um alerta sobre o aumento dos acidentes envolvendo pedestres e ciclistas nas canaletas e áreas de circulação de ônibus na cidade. Segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs), em 2024, foram registrados 114 acidentes, resultando em 104 feridos e duas mortes. O número representa um aumento de 21% em relação a 2023, quando houve 94 acidentes, 85 feridos e três óbitos.

Os acidentes ocorrem, principalmente, por desatenção, muitas vezes causada pelo uso de celular ou fones de ouvido, além de atitudes proibidas, como atravessar fora da faixa, caminhar, correr ou pedalar nas canaletas e pegar “rabeira” nos ônibus.

Nos primeiros 40 dias de 2025, já foram registrados dez acidentes, contra seis no mesmo período do ano passado. Mais da metade das ocorrências em 2024 (70 acidentes) aconteceram diretamente nas canaletas.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, reforça que existe uma falsa sensação de segurança nesses espaços, o que leva muitas pessoas a pedalar ou caminhar nas canaletas.

“O impacto de um ônibus expresso ou biarticulado é brutal, mesmo em baixa velocidade. Nos terminais e áreas próximas a escolas, limitamos a velocidade a 30 km/h, mas ao longo das canaletas os ônibus podem chegar a 50 km/h. As pessoas precisam evitar se exercitar ou andar nesses locais”, afirmou.

A Prefeitura reforça a importância de respeitar as regras de trânsito para evitar novos acidentes e preservar vidas.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments