Publicado em: 15 de fevereiro de 2025
Viação que opera no transporte coletivo da capital paulista já havia automatizado outros setores da empresa com o uso da CheckYou
FÁTIMA MESQUITA, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE
A Via Sudeste tem quase 700 veículos rodando por bairros da capital de São Paulo em 76 linhas. E isso quer dizer que a cada ano a empresa passa por pelo menos 1400 inspeções veiculares obrigatórias executadas pela SPTrans. Cada uma delas analisa mais de 160 itens de cada um dos ônibus e o seu resultado pode ter grande impacto sobre as operações de uma concessionária.
Irregularidades detectadas em itens que comprometam a segurança — como freio, suspensão ou direção — significam que o veículo está proibido de circular até que o problema seja corrigido e aprovado em uma nova averiguação oficial. Já no caso de problemas de menor peso em relação à segurança, o ônibus pode até operar, mas a empresa tem um prazo certo para mostrar o conserto em uma nova vistoria.
Com tantas variáveis e com tantas unidades na garagem, o trabalho da Via Sudeste chega a 224.000 itens averiguados por ano o que é basicamente uma operação de guerra onde tudo precisa ser bem-organizado e planejado, tanto para evitar acidentes quanto para garantir que nenhum veículo fique encostado na garagem dando prejuízo.
Automação
Sempre atenta às inovações, a Via Sudeste já havia automatizado outros setores da empresa com o uso da CheckYou. O engenheiro Luciano Couceiro, Supervisor da Manutenção/R.D. da Via Sudeste explica que eles começaram essa revolução tecnológica implantando a ferramenta “nos Departamentos de Almoxarifado, SESMT e Gestão Ambiental. A gente tinha alguns checklists feitos e controlados em EXCEL. Mas a chegada da CheckYou nos proporcionou uma maior agilidade e confiabilidade nestas tarefas, além de criar e gerir automaticamente os seus respectivos Planos de Ação”.
Um dos pontos altos da digitalização dos processos na Via Sudeste tem sido a checagem geral da carroceria de acordo com as exigências da SPTrans. “A Via Sudeste nos chamou e em apenas dois dias nós desenvolvemos um checklist específico para eles, com todos os itens do manual da SPTrans sobre o chamado Fator de Estado da Carroceria, o FEC. A gente tem modelos prontos para várias situações, mas nesse caso foi tudo sob medida e a Via Sudeste passou, então, a ter uma plataforma integrada e descomplicada de usar, o que trouxe muito mais confiabilidade, rapidez e eficiência nas operações” explica Valmir Colodrão, diretor da Checkyou.
A solução tecnológica chegou à Via Sudeste em outubro de 2023 e hoje é comum ver os seus funcionários checando itens variados direto do celular ou tablet nas instalações da empresa. E o resultado tem sido tão positivo que a concessionária não para de ampliar o seu uso para outras áreas. “Em 2025, o foco será implementar na Operação e Manutenção”, avisa o Supervisor da Manutenção/R.D. da Via Sudeste, o engenheiro Luciano Couceiro.
Leia mais sobre este assunto:
Empresa brasileira revoluciona os check-lists com produto sob medida para o setor do transporte
Fátima Mesquita, jornalista e escritora, especial para o Diário do Transporte