Publicado em: 16 de fevereiro de 2025
Investimentos massivos impulsionam a transição para uma frota 100% limpa até 2029
ALEXANDRE PELEGI
A rede Île-de-France Mobilités, agência de transporte público da área de Paris, celebrou a entrada em serviço do seu 1000º ônibus elétrico. O objetivo da agência é alcançar uma frota de ônibus 100% limpa em áreas densas até 2025 e em toda a região até 2029.
Este anúncio simbólico coincide com a eletrificação do centro de operações de ônibus de “Point du Jour”, operado pela RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens), que permitirá a conversão gradual de 19 linhas de ônibus para energia elétrica.
As obras de conversão no centro de operações de ônibus, realizadas pela RATP em 2021 e concluídas em agosto de 2024, adaptaram a infraestrutura para atender aos requisitos da operação de ônibus elétricos. Isso incluiu a instalação de conexões de alta tensão e a implementação de uma nova distribuição elétrica para abastecer as 90 estações de recarga para ônibus elétricos.
A segurança contra incêndios também foi reforçada com a instalação de sistemas automáticos de extinção de incêndios, extração de fumaça e dispositivos de proteção. Até o momento, 8 centros de ônibus na rede Île-de-France Mobilités operada pela RATP foram convertidos para elétricos.
A Île-de-France Mobilités está investindo um total de 5,7 bilhões de euros (mais de R$ 34 bilhões) na conversão de infraestrutura e na renovação de ônibus. Desse montante, 1,5 bilhão de euros são destinados à construção ou conversão de centros operacionais de ônibus, e 1,5 bilhão de euros para os primeiros 3.800 veículos elétricos ou movidos a biometano. Os outros 2,7 bilhões restantes serão utilizados para investir na renovação ou conversão dos outros 7 mil veículos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes