Publicado em: 17 de fevereiro de 2025
Previsão é que a operação se estenda até a primeira semana de abril, com o objetivo de garantir um serviço de qualidade à população
YURI SENA
Na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana iniciou a fiscalização dos ônibus do transporte coletivo municipal.
A ação foi realizada na garagem da empresa Rigras, com o intuito de assegurar a segurança dos passageiros e garantir a qualidade dos serviços prestados pela concessionária.
Durante a operação, os agentes verificaram diversos aspectos dos veículos, incluindo condições gerais, documentação, acessibilidade e conservação. A higiene interna dos ônibus também foi checada, assim como o cumprimento das normas obrigatórias.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, ressaltou a importância da operação para coibir irregularidades e proporcionar um transporte público mais eficiente e seguro. “O objetivo do prefeito Netto Donato é garantir que os usuários tenham um transporte seguro e digno. Vamos continuar realizando ações como essa regularmente”, afirmou o secretário.
Yabuki explicou que um cronograma foi elaborado para realizar fiscalizações periódicas, conforme previsto no contrato com a empresa. “A cada dia, fiscalizamos até 4 veículos para evitar transtornos no serviço. A vistoria é realizada pelos agentes de trânsito e pelo nosso diretor de Transporte, Thyago Genari da Silva, que seguem um checklist rigoroso, verificando itens como ar-condicionado, bancos, barra de direção, botões, rampas de acessibilidade, pneus, caixa, faróis, lanternas e freios”, detalhou.
A fiscalização será realizada em toda a frota de veículos da empresa, que conta com 91 ônibus, sendo 81 modelos básicos e 3 miniônibus adaptados para o atendimento porta a porta.
A previsão é que a operação se estenda até a primeira semana de abril, com o objetivo de garantir que a empresa cumpra suas obrigações contratuais e ofereça um serviço de qualidade à população.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte