Publicado em: 18 de fevereiro de 2025
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, diversos pontos de alagamentos intransitáveis foram registrados na cidade
YURI SENA
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção na noite desta terça-feira 18, de fevereiro de 2025, devido a fortes chuvas e alagamentos que afetam diversos pontos da capital paulista.
Um vídeo compartilhado com o Diário do Transporte mostra um ônibus submerso após o alagamento de uma via perto da Marginal Tietê. Outro registro mostra pessoas buscando refúgio em cima de um coletivo na Avenida Edgar Facó.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), foram registrados diversos pontos de alagamento em diferentes regiões da cidade, o que levou à decretação do estado de atenção.
Entre as áreas que entraram em estado de atenção a partir das 20h11, estão a Zona Sul, Zona Sudeste e a Marginal Pinheiros. Além disso, algumas regiões continuam em alerta desde as 19h40, incluindo a Zona Norte, Zona Leste, Zona Oeste, Centro e a Marginal Tietê.
As fortes instabilidades se deslocam para outras áreas da capital, com o sistema de chuva se movendo no sentido Norte/Sul. A previsão é de que os bairros da Zona Oeste, Zona Sul e outras regiões ainda possam ser afetados, com a possibilidade de novos alagamentos e até transbordamentos em alguns pontos da cidade.
Na Zona Norte, áreas como a Casa Verde, Perus e Santana registraram alagamentos e pontos de bloqueio nas vias. Entre os locais afetados estão a Avenida Antônio Munhoz Bonilha, a Avenida Ordem e Progresso, a Rua Rouxinol e a Rua Francis de Castelneau, com registros de congestionamento e deslizamento de água.
No Centro, o alagamento também atingiu a região da Sé, com interrupções na Avenida Santos Dumont, na Avenida Presidente Castelo Branco e na Marginal Tietê, além de pontos críticos nas imediações da Ponte das Bandeiras e da Rua Guaporé.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte