Publicado em: 19 de fevereiro de 2025
Executiva está à frente do Gruppo Torinese Trasporti (GTT), que administra o transporte público urbano e suburbano de Turim e região
ALEXANDRE PELEGI
A atual diretora-gerente da GTT Turin – Gruppo Torinese Trasporti, Serena Lancione, foi eleita presidente da divisão europeia da UITP (União Internacional de Transporte Público). O mandato de Lancione começará em 19 de junho de 2025, logo após a Cúpula da UITP em Hamburgo, Alemanha, que está programada para ocorrer de 15 a 18 de junho.
Lancione ocupa o cargo de diretora-gerente da GTT desde 2022. Anteriormente, ela foi gerente geral da Bus Company e membro do Conselho da Società Metropolitane Acque Torino S.p.a.. Além disso, ocupou cargos em associações de empregadores regionais e nacionais.
A GTT supervisiona o transporte público na área urbana e suburbana, que abrange o sistema de bondes de Turim, composto por 10 linhas, e a rede de ônibus com aproximadamente 110 linhas. Além disso, a GTT gere o Metrô de Turim e 3 linhas ferroviárias, totalizando 82 km, com mais 24 km administrados pela Trenitalia.
A região metropolitana de Turim conta também com cerca de 70 linhas de ônibus que operam fora da cidade, conectando 220 municípios. A GTT também é responsável por serviços menores, como o bonde histórico Sassi-Superga, o elevador Mole Antonelliana, o City Sightseeing e a navegação turística no Rio Pó.
A GTT está envolvida em um grande projeto de 700 milhões de euros, que inclui a extensão do metrô com mais quatro estações, duas linhas de bonde e 30 quilômetros de trilhos adicionais, além da compra de 437 novos ônibus e 70 novos bondes, representando um investimento adicional de 380 milhões de euros.
A Iveco está entregando 225 ônibus elétricos em Turim, após uma licitação concedida em 2023.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes