32.2 C
Rondonópolis
sábado, 10 maio - 11:25
- Publicidade -
Publicidade
HomeAgroClima estável favorece avanço da colheita de soja no Rio Grande do...

Clima estável favorece avanço da colheita de soja no Rio Grande do Sul


Os produtores de soja do Rio Grande do Sul colheram 88% da área esperada para 2024/25 até ontem, informou a Emater-RS. Em um período de sete dias, os trabalhos avançaram oito pontos percentuais, e estão à frente dos 73% colhidos no mesmo período do ano passado. A média de colheita é de 81%.

Em boletim, a Emater destacou que os trabalhos foram beneficiados por condições climáticas estáveis, como dias ensolarados, tempo seco e ausência de chuvas, que, além de favorecer a operação, auxiliaram o escoamento da safra.

Apesar do avanço da safra de soja gaúcha, a Emater avalia a desuniformidade na maturação das lavouras. Com a diminuição das chuvas, a umidade dos grãos caiu um ponto percentual, para 12%.

“Como medida de mitigação de perdas, os produtores têm estendido os turnos de colheita até o início da noite ou contratado serviços terceirizados, visando diminuir os riscos decorrentes de eventuais períodos chuvosos, que comprometeriam a qualidade do produto em campo”, disse a Emater.

Entre as lavouras remanescentes, 11% encontram-se em estágio de maturação fisiológica (R8) e 1% ainda em enchimento de grãos (R5).

Para os próximos sete dias, a Emater-RS estima chuvas irregulares e de baixos volumes para a maior parte do Estado. As projeções mais recentes do órgão preveem uma safra de soja de 15,07 milhões de toneladas em 2024/25, redução de 17,4% se comparado com o volume colhido na temporada anterior.



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments