Publicado em: 28 de novembro de 2024
Contrato envolve também trechos das rodovias Castello Branco e Nelson Tranchesi e vias em Cotia e Embu das Artes, na Grande São Paulo
ADAMO BAZANI
A EcoRodovias teve a vitória declarada pelo Governo do Estado de São Paulo na tarde desta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, no leilão para conceder o lote de rodovias na região metropolitana da capital denominado “Nova Raposo”.
O valor de mínimo de outorga estipulado pelo edital foi de R$ 4,6 milhões.
Participaram as empresas EcoRodovias, CCR, Via Appia e EPR, que ofereceram as seguintes propostas sobre o valor de outorga.
Via Appia: R$ 477,4 milhões
CCR: R$ 1,04 bilhão
EPR: R$ 1,17 bilhão
EcoRodovias: R$ 2,19 bilhões
O contrato envolve 92 km de vias e rodovias que atendem cidades de alto fluxo de pessoas e veículos na Grande São Paulo como Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.
Os investimentos previstos ao longo de 30 anos e concessão são de aproximadamente de R$ 1,3 bilhão.
Entre as mudanças previstas estão implementação de 43 quilômetros de vias marginais da Raposo Tavares contínuas ao longo de todo o trecho urbano entre São Paulo e Cotia; faixas exclusivas de ônibus e mudanças em pontos de parada e pedágios do tipo “free flow”, com cobrança de acordo com quilômetro percorrido e que fazem a leitura das tags e a identificação das placas e veículos para cobrança da tarifa e construção de viadutos e túneis, como o túnel que vai conectar a Av. Francisco Morato, na zona Oeste da capital paulista à rodovia Raposo Tavares.
Os 92 km de rodovias do lote “Nova Raposo” são divididos em:
Rodovia Raposo Tavares (SP-270): entre os km 10,9 e 34, totalizando 23,1 km por sentido;
Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280): entre os km 13,2 e 54,1, totalizando 40,9 km por sentido;
Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029): entre os km 34,5 e 43,7, totalizando 9,2 km por sentido
Vias (rodovias, avenidas, ruas e acessos) entre Cotia e Embu das Artes: totalizando quase 20 km
OBRAS E ALTERAÇÕES PREVISTAS:
– Nova estrutura das marginais na Raposo Tavares que permitirá a construção de 46 novos pontos de ônibus, estrategicamente distribuídos ao longo da rodovia, para melhorar o transporte público e a segurança dos passageiros;
– Faixas exclusivas para ônibus em parceria com os municípios servidos pelo lote de rodovias Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes;
– Implementação de 43 quilômetros de vias marginais contínuas ao longo de todo o trecho urbano entre São Paulo e Cotia, em ambos os sentidos da pista principal;
– Faixas adicionais em trechos considerados críticos da SP-270 (Raposo Tavares), como entre os quilômetros 15,2 e 17,6 e 32,2 e 41,7. Outro investimento incluso é a reconstrução e construção de viadutos e passagens inferiores no trecho entre o km 14,9 e 33,4, entre outras intervenções como alargamentos de viadutos e pontes, para facilitar o fluxo de veículos.
– Construção de túnel que vai conectar a Av. Francisco Morato, na zona Oeste da capital paulista à rodovia Raposo Tavares;
– Construção de três viadutos, uma ponte e duas alças com acessso para Marginal Pinheiros;
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes