Publicado em: 13 de maio de 2025
Alternativas são conexões com as linhas 3-Vermelha, 4-Amarela e 7-Rubi até a estação Luz
ARTHUR FERRARI
Pelo segundo dia consecutivo, a circulação de trens da Linha 8-Diamante permanece interrompida entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda nesta terça-feira, 13 de maio de 2025. A concessionária ViaMobilidade, responsável pela linha, informou que a paralisação no trecho se deve a situação na Favela do Moinho.
Como alternativa, a recomendação segue sendo o uso das conexões disponíveis por meio das linhas 3-Vermelha, 4-Amarela e 7-Rubi, com acesso à estação Luz. Não há previsão oficial de retomada da operação no trecho afetado.
Procurada pelo Diário do Transporte, a ViaMobilidade disse por meio de nota que equipes da concessionária acompanham a situação em tempo real, em articulação com as autoridades competentes, e trabalham para restabelecer a operação no menor prazo possível.
Na segunda-feira (12), a circulação das linhas 7-Rubi e 13-Jade da CPTM e da própria Linha 8-Diamante havia sido normalizada após paralisações causadas por um protesto de moradores da favela do Moinho, no Centro de São Paulo, contra remoções. A manifestação comprometeu temporariamente o tráfego de trens na região entre Júlio Prestes e Barra Funda.
Relembre
VÍDEO: Linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 13-Jade têm operações normalizadas após protesto de moradores da favela do Moinho
Nota da ViaMobilidade na íntegra
A ViaMobilidade informa que a circulação de trens entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 8-Diamante, está momentaneamente interrompida em razão de ações externas nas proximidades da Estação Júlio Prestes, relacionadas à Comunidade do Moinho. Equipes da concessionária acompanham a situação em tempo real, em articulação com as autoridades competentes, e trabalham para restabelecer a operação no menor prazo possível.
Avisos sonoros estão sendo emitidos para orientar os passageiros a utilizarem as linhas 3-Vermelha, 7-Rubi e 4-Amarela para acesso às estações Palmeiras-Barra Funda e Luz.
A ViaMobilidade reforça seu compromisso com a segurança dos passageiros e a continuidade dos serviços.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte