Publicado em: 14 de maio de 2025
Primeiros veículos já receberam nova padronização e viações têm prazo para se adequar. A repintura de um ônibus pode custar até R$ 4 mil cada
ADAMO BAZANI
Colaboraram Yuri Sena e Vinícius de Oliveira
As empresas de ônibus de Guarulhos, na Grande São Paulo, terão até o dia 31 de dezembro de 2025 para repintarem toda a frota que presta serviços nas linhas municipais.
É o que determina portaria da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana) da prefeitura.
O documento aponta a “necessidade em atualizar a padronização visual e novo layout da frota de veículos do transporte público coletivo municipal de passageiros”, mas não especifica porque a mudança seria importante e nem traz a justificativa.
Os veículos que serão introduzidos na frota devem já vir de fábrica ou seminovos com o novo visual e os que já circulam precisam ser pintados gradativamente até o fim do ano de 2025.
A repintura de um ônibus pode custar até R$ 4 mil cada.
Os primeiros coletivos já estão recebendo a nova pintura, como uma unidade da empresa Viação Campos dos Ouros, uma das concessionárias das linhas estruturais da cidade. As outras empresas são Viação Urbana Guarulhos (VUG) e a Vila Galvão.
Com cores predominante amarela e azul, as mesmas cores do PL, partido do prefeito Lucas Sanches, e com um contorno semelhante, os ônibus levam no meio o nome da cidade “Guarulhos” e na traseira, uma arte, o prefixo e o nome da empresa.
Além do novo padrão visual, a portaria estabelece que todo veículo que ingressar na frota municipal a partir da publicação, que já ocorreu, deverá ser equipado com sistema wi-fi para acesso aos seus ocupantes, bem como, tomadas tipo USB e USB-C em cada composição de assentos, para recarga de aparelhos eletrônicos.
O Diário do Transporte procurou a prefeitura, que se limitou a confirmar a mudança.
A nova identidade visual mencionada pela reportagem será aplicada em toda a frota municipal, conforme publicado no Diário Oficial em 28 de março de 2025.- diz a resposta
Já a bandeira de Guarulhos, apesar de ter cor azul predominante, não tem tons amarelos significativos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaboraram Yuri Sena e Vinícius de Oliveira