Publicado em: 15 de maio de 2025
Cartões antigos deixam de funcionar em junho; usuários devem utilizar créditos até o dia 31 de maio
ARTHUR FERRARI
O atual sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Porto Velho (RO) será substituído por uma nova plataforma digital. Com a mudança, os cartões ComCard deixarão de funcionar e todos os créditos existentes devem ser utilizados até 31 de maio de 2025, pois não haverá migração de saldo para o sistema atualizado.
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), a transição envolve a instalação de novos equipamentos e adoção de funcionalidades mais modernas, como a recarga via Pix. “Vamos mudar para um sistema mais moderno, que é a bilhetagem digital. Isso significa que serão utilizados novos equipamentos e programas. A modernização faz parte do planejamento da gestão do prefeito Léo Moraes para proporcionar mais agilidade e comodidade ao usuário, incluindo recargas por outras formas de pagamento, a exemplo do pix”, afirmou o secretário Iremar Lima.
Além da substituição da tecnologia, será realizado um recadastramento obrigatório de todos os usuários entre maio e junho. O processo poderá ser feito pelo aplicativo Bipay, disponível para Android e iOS, ou presencialmente, no caso dos usuários da categoria ComCard Cidadão. Para estudantes, o procedimento será exclusivamente digital.
Durante o cadastro, é possível optar entre um cartão físico, com retirada mediante agendamento, ou a versão digital, validada diretamente no celular. O recadastramento nas categorias Melhor Idade, Acessibilidade, Acompanhantes e Vale-Transporte será anunciado em breve.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte