Publicado em: 16 de maio de 2025
Capital mineira recebeu 1.088 novos ônibus entre 2023 e 2025, o que representa a renovação de 40% da frota do sistema convencional atual, composta por 2.741 coletivos
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Com a renovação dos ônibus do transporte público, a Prefeitura de Belo Horizonte (MG) possui a menor idade média de frota entre as capitais brasileiras, segundo dados da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e NTU (Anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) 2023-2024.
A marca se dá pela chegada de 1.088 novos ônibus entre 2023 e 2025, o que representa a renovação de 40% da frota do sistema convencional atual, composta por 2.741 coletivos.
A média nacional segue em 6 anos e 5 meses desde 2011, enquanto a idade média atual da frota da capital mineira é de 5 anos e 2 meses.
“A Prefeitura vem promovendo uma série de ações para melhorar a mobilidade urbana, com investimentos em infraestrutura viária, ações de fiscalização do Tolerância Zero e a renovação da frota do transporte coletivo. Os novos veículos já demonstram para a cidade que as melhorias estão acontecendo e as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Sumob e da BHTrans seguem empenhadas em novas ações e projetos para a cidade”, disse o superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, Rafael Murta Resende.
As linhas de vilas e favelas receberam 23 novos miniônibus, 175 novos ônibus foram incorporados ao sistema MOVE e outros 890 novos veículos já estão operando nas linhas convencionais. Os novos ônibus contam com ar-condicionado, suspensão a ar e tecnologia Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte