20.8 C
Rondonópolis
sábado, 17 maio - 01:16
- Publicidade -
Publicidade
HomeRondonópolisSeduc promove debate sobre prevenção e combate ao abuso sexual com webinar...

Seduc promove debate sobre prevenção e combate ao abuso sexual com webinar Escola que Olha, Protege


As ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) alusivas ao Maio Laranja, mês de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, prosseguem até o dia 28 deste mês, quando será realizado o webinar “Escola que Olha, Protege”. A transmissão ocorre a partir das 9h (horário de Cuiabá), via canal da Seduc no YouTube.

Segundo Patrícia Carvalho, coordenadora de gestão da Rede Estadual, o webinar visa sensibilizar a comunidade escolar, a partir do protagonismo dos estudantes, sobre a importância de promover espaços e práticas pedagógicas preventivas no ambiente escolar.

“O webinar também visa ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de denúncia e as instituições da rede de proteção social, garantindo que crianças e adolescentes compreendam seus direitos e para que possam desenvolver comportamentos protetivos diante de contextos de violência”, explica Patrícia.

Ela observa que o Núcleo de Mediação Escolar, desenvolve atividades continuas de orientação e apoio às unidades escolares no desenvolvimento de temáticas voltadas à promoção da cidadania, da prevenção das violências e outras ações alinhadas na perspectiva dos direitos humanos.

“Orientamos gestores e educadores que o desenvolvimento de trabalhos contínuos e a inclusão de temáticas transversais na agenda educacional são partes essenciais e determinantes para a construção de rotinas escolares pautadas pelo acolhimento, prevenção, proteção social, respeito e segurança”, completa a coordenadora.

Para a Seduc, a exemplo das práticas e ações realizadas pelas escolas, um desfile realizado na última quarta-feira (14), em Mirassol do Oeste, pelos estudantes da Escola Estadual Padre José Anchieta foi uma demonstração de consciência social.

Ao percorrer a principal avenida da cidade com cartazes e palavras de ordem, os jovens não apenas expressaram suas preocupações, mas também mobilizaram a comunidade em torno de um tema fundamental, que é a proteção de crianças e jovens.

“Nossa meta é despertar na sociedade a consciência e o engajamento capazes de transformar a realidade ao seu redor, contribuindo para que o ambiente seja o mais seguro possível, especialmente o ambiente escolar”, conclui Patrícia Carvalho.

Fonte: Governo MT – MT



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments