Publicado em: 16 de maio de 2025
Veículo está sobre chassi de 23 metros da BYD e integra parte dos investimentos em eletrificação dos transportes da capital e cidades vizinhas
ADAMO BAZANI
A Marcopolo concluiu uma unidade do modelo de ônibus articulado Attivi Express para o sistema metropolitano de transportes público da Grande Goiânia, gerido e operado pela Metrobus Transporte Coletivo S.A., cujo principal acionista é o Governo de Goiás.
A montagem da carroceria foi em uma das unidades de Caxias do Sul (RS).
O veículo, com capacidade aproximada de 200 passageiros, entre sentados e em pé, tem chassi de 23 metros D11A, da BYD, totalmente elétrico, que já tem unidades operando no corredor BRT Leste-Oeste, o chamado Eixão.
O chassi é montado em Campinas (SP).
Em 15 de fevereiro de 2024, o Diário do Transporte já noticiava a aquisição de 59 unidades do modelo de chassi pelo Governo de Goiás.
Relembre:
Após uma crise de perda de qualidade, tanto dos veículos quanto do corredor, estações e estruturas, os contratos entre Metrobus e as empresas tiveram um novo redesenho, semelhante à relicitação realizada no contrato com a Metra, de São Bernardo do Campo (SP), que possibilitou a implantação de um BRT (corredor de ônibus de trânsito rápido) entre a região do ABC e a capital paulista. Isso tem possibilitado melhorias.
O modelo de contrato no ABC chegou a ser contestado judicialmente pelo partido político SD (Solidariedade), mas o STF (Supremo Tribunal Federal) viu que a contratação é legal, o que deu base para outros sistemas semelhantes.
Relembre:
Tecnicamente, o chassi com este tipo de carroceria é voltado para estações de plataforma, com piso alto, na mesma altura do assoalho dos ônibus, o que torna a operação com características de metrô nos embarques e desembarques.
Sobre o ônibus D11A:
* 23 metros de comprimento
* Chassi de piso alto desenvolvido para circular em grandes cidades, como em projetos de BRT (Bus Rapid Transit)
* Suspensão pneumática em todos os eixos, que proporciona mais conforto para os passageiros e motorista
* Motor integrado com cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos e ainda com um módulo de controle eletrônico de tração
* Chassi tubular que não necessita de alongamento para carrocerias de até 23 m. Estrutura formada por materiais de alta resistência à torção e à flexão
* Freio a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo
* Coluna de direção regulável com ajuste de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes