A recente queda nas temperaturas registradas no Sul e Sudeste do Brasil, provocada pela atuação de uma massa de ar frio que avançou sobre o continente no último fim de semana, tem data para terminar. No entanto, isso não significa o fim dos dias frios.
O deslocamento da massa de ar frio no Oceano Atlântico deve elevar as temperaturas no Sudeste. Ainda assim, o frio não irá embora por completo. Nos próximos dias, a expectativa é de que o frio persista nas noites e madrugadas, com temperaturas entre 12°C e 14°C no Sudeste, principalmente em São Paulo e Minas Gerais.
Este fenômeno seguirá provocando uma grande amplitude térmica — ou seja, uma variação significativa entre as temperaturas mínimas e máximas do dia. As manhãs e noites seguem frias, mas as tardes têm registrado calor, devido à pouca nebulosidade que permite maior incidência de sol durante o dia.
No Sul, a atuação de um veranico — período seco e quente que ocorre de forma atípica durante o outono ou inverno — deve impedir a chegada de novas frentes frias à região. Durante esse período, a previsão é de temperaturas acima da média, com máximas até 5 °C mais elevadas do que o esperado para esta época do ano.
O bloqueio atmosférico, no entanto, deve começar a ceder no fim da semana. Uma nova frente fria está prevista para alcançar o Sul por volta de domingo (18/5), trazendo chuvas e uma nova queda nas temperaturas, inicialmente no Rio Grande do Sul.