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ViaMobilidade resgata quase 150 animais em estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em três anos de operações


Saguis na Estação Sagrado Coração – Linha 8

Espécies resgatados são encaminhados para órgãos ambientais e ONGs especializadas

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Em três anos, quase 150 animais já foram resgatados por profissionais da ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, 29 deles somente neste ano. Em fevereiro, por exemplo, 13 patos e um sagui foram resgatados na Linha 9-Esmeralda. Em todos os casos, as equipes de meio ambiente foram acionadas e os animais retornaram ao seu habitat natural.

A fim de preservar a saúde e o bem-estar dos animais, a equipe de meio ambiente das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda têm trabalhado com autoridades ambientais de forma conjunta para garantir que essas espécies sejam realocadas de maneira adequada e segura após serem encontradas nas ferrovias, pátios e estações. O processo envolve uma série de medidas que visam minimizar o impacto no ecossistema local, proteger a fauna e, ao mesmo tempo, garantir a segurança operacional do transporte público.

Os animais encontrados são resgatados por agentes de atendimento e segurança (AASs) ou equipes de manutenção e meio ambiente que foram treinados e são especializados em manejo de fauna. O procedimento inclui a avaliação do estado de saúde do animal, que pode ser encaminhado para centros de reabilitação ou, quando necessário, para zoos ou organizações não governamentais (ONGs) que ofereçam condições adequadas de cuidado e recuperação.

Resgate e destinação

Quando um animal é identificado nas proximidades das linhas férreas, o processo de resgate é iniciado de maneira coordenada entre a concessionária, órgãos ambientais e ONGs especializadas. Se for necessário, a operação é momentaneamente suspensa, com o objetivo de garantir a segurança do animal e das pessoas envolvidas.

Na Estação Sagrado Coração, da Linha 8-Diamante, por exemplo, há uma família de saguis, uma espécie de macaco de pequeno porte, que habita em um fragmento florestal próximo à estação. Para informar aos clientes sobre a importância de não alimentar e interagir com os animais, a ViaMobilidade realiza ações educativas e de conscientização.

Os animais que apresentem risco de vida ou estejam em perigo imediato de colidir com os trens são priorizados para resgate. Após o socorro, eles são encaminhados para tratamento veterinário, onde recebem a atenção necessária, incluindo alimentação, cuidados médicos e, caso necessário, reabilitação. Quando o animal está em condições adequadas de ser reintegrado ao seu habitat, a devolução à natureza é realizada em áreas apropriadas, longe das linhas ferroviárias.

Prevenção e parcerias

Além das ações de resgate, as concessionárias também implementam medidas preventivas para minimizar os riscos de acidentes envolvendo animais. Entre as ações destacam-se:

  • Instalação de cercas e barreiras de proteção ao longo de trechos críticos, dificultando o acesso dos animais às vias férreas e estações;
  • Monitoramento constante da fauna nas proximidades das ferrovias e estações, com uso de câmeras e sensores para detectar a presença de animais e agir de forma preventiva;
  • Parcerias com ONGs e especialistas em preservação animal para a realização de campanhas de conscientização, resgates e projetos de proteção da fauna local.

“Embora as ferrovias representem um desafio constante em termos de segurança e convivência com a fauna, a integração entre a tecnologia, o manejo adequado e a educação ambiental são fundamentais para promover uma convivência mais harmônica entre os sistemas de transporte e os animais silvestres. Nosso time de meio ambiente é preparado para atender as demandas e retirar esses animais com segurança, fazendo o máximo para não impactar a operação”, explica o diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9, Andre Costa.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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