Publicado em: 20 de maio de 2025
Veículos são de chassis Volkswagen e oferecem padrão executivo com ar-condicionado
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A empresa Centauro Transportes de Passageiros e Turismo, de Belo Horizonte (MG), informou ao Diário do Transporte, na noite desta terça-feira, 20 de maio de 2025, que adquiriu mais dois ônibus zero quilômetro para renovação de frota e ampliação de atendimento.
Os veículos são de chassis Volkswagen 17-260, com a tecnologia atual Euro 6 de motores a diesel, que reduzem em 75% as emissões de poluentes, e carrocerias fabricadas pela paranaense Mascarello, modelo Roma M4 2025.
Segundo a companhia de transportes, são os primeiros ônibus deste tipo para Minas Gerais.
Entre os itens destacados empresa estão a configuração de poltronas, com 46 lugares padrão executivo cada ônibus, porta-copos, ar-condicionado com saídas individuais, banheiros e geladeiras. Tomadas do tipo USB para recarga de celulares também estão à disposição dos usuários.
Os veículos ainda oferecem aos passageiros sistema multimídia para entretenimento e segurança, além de câmeras de ré para melhorar as manobras e reduzir riscos de acidentes.
Segurança Ativa
O chassi VolksBus 17.260 possui de fábrica um pacote de segurança ativa para passageiros e motorista com itens como:
– ESC – Controle de estabilidade;
– ATC – Controle de tração;
– HSA – Assistente de partida em rampa;
– Freios ABS + EBD – Sistema de anti-travamento das rodas e distribuição de frenagem;
– Door Brake – Abertura das portas somente com o veículo parado e saída do ônibus somente com as portas fechadas;
CENTAURO:
A Centauro Transportes de Passageiros e Turismo Ltda foi fundada em 30 de agosto de 1989, e atua no transporte de passageiros, turismo, prestação de serviços empresarial e eventos.
A empresa diz que os funcionários passam por treinamento e capacitações frequentes e que, apesar de ser localizada em Belo Horizonte, tem área de atuação maior, sendo certificada por reguladores, inclusive nacionais como ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Inmetro, além de estaduais, como DEER-MG.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes