Publicado em: 21 de maio de 2025
Veículos possuem entre os diferenciais, suspensão a ar, e vão ser distribuídos entre Santo André, Diadema e Mauá
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
Começaram a chegar ao ABC Paulista nesta quarta-feira, 21 de maio de 2025, as primeiras unidades do lote total de 101 ônibus zero quilômetro comprados para os transportes da região.
Foram dois ônibus, mas todos os dias, a fabricante de carrocerias Marcopolo vai liberar veículos, que saem da planta da cidade de São Mateus, no Espírito Santo, como explicou ainda o início da tarde o gerente operacional da Suzantur, Robson de Jesus Francisco, ao repórter Adamo Bazani, do Diário do Transporte, e ao apresentador da Rádio ABC, Ricardo Leite.
OUÇA:
Como havia mostrado a reportagem do Diário do Transporte, são 100 ônibus convencionais e um midi (micrão), com itens como motorização Euro 6 que polui 75% menos e suspensão a ar, além de carregadores USB para celulares, câmeras para segurança, wi-fi e sistema de GPS (VEJA A RELAÇÃO MAIS À FRENTE).
Todos com carrocerias Marcopolo modelo Torino e chassis Mercedes-Benz, os coletivos serão distribuídos pelos sistemas de transportes municipais de Santo André, Diadema e Mauá, da seguinte maneira:
MAUÁ: 50 ônibus convencionais para o sistema de transportes de Mauá – Marcopolo Torino/Mercedes-Benz OF1721L
DIADEMA: 31 para Diadema, dos quais 30 convencionais – Marcopolo Torino/Mercedes-Benz OF1721L e o único mídi a compra – Marcopolo Torino/Mercedes-Benz OF1619L;
SANTO ANDRÉ: 20 convencionais para Santo André – Marcopolo Torino/Mercedes-Benz OF1721L.
Todos os ônibus apresentam:
– Dianteira com dois letreiros eletrônicos, um na parte superior para as informações principais da linha e outro no canto direito inferior do parabrisa para informações complementares como número de linha, pontos de referência e tarifa;
– Sistema de circulação interna de ar que gera resfriamento (não é ar-condicionado);
– Suspensão a ar, que reduz os impactos gerados pelo pavimento aos passageiros e motorista;
– Três portas à direita;
– Tomadas do tipo USB para recarga de telefones celulares e power bank;
– Vidros de abertura de correr e escurecidos com tratamento para proteção contra a incidência de raios-ultravioletas do sol;
– Câmeras internas e monitor no painel do motorista para visualização do embarque e desembarque;
– Câmeras de ré;
– Botões de acionamento de portas junto ao câmbio, que ajudam na ergonomia do motorista;
– Sistema multiplex, para auxiliar no controle e monitoramento de funções da carroceria e chassis;
– Controles eletrônicos para monitoramento, acompanhamento em tempo real de funções para aproveitamento total do desempenho do ônibus e redução de riscos de acidentes;
– Acessibilidade por elevador na porta do meio;
– Bancos delimitados na cor amarela para pessoas com mobilidade reduzida (gestantes, idosos, com deficiência, com crianças de colo, em recuperação cirúrgica, em tratamento de fisioterapia, etc);
– Assentos sem divisória para pessoas com obesidade;
– Balaústres em relevo perto de portas para pessoas com limitações visuais;
– Botões de solicitação de parada com inscrições em braile;
– Espaço para cão-guia e/ou cadeira de rodas, com botões de solicitação de parada que emitem um sinal diferenciado para alertar ao motorista a necessidade de auxílio no desembarque;
– Motor dianteiro a diesel padrão Euro 6, que pode reduzir os níveis de ruídos e emitem, em média, 75% menos de poluentes atmosféricos em comparação a tecnologia anterior Euro 5 e 90% menos em comparação ao padrão Euro 3 (no Brasil, não houve a fase do Euro 4);
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes