16.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, 23 maio - 05:12
- Publicidade -
Publicidade
HomeMato GrossoCultura e Juventude leva ao palco Manoel de Barros e oferta outras...

Cultura e Juventude leva ao palco Manoel de Barros e oferta outras atrações com “Toda Praça é Arte”


Todas as famílias rondonopolitanas têm à disposição, a cada mês, um final de semana diferente e cheio de alegria e atividades recreativas. É que a Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude prepara, mensalmente, o “Toda Praça é Arte” com passatempos para as crianças e entretenimento para os adultos. E, em maio, o evento vai acontecer no Bairro Maria Amélia, no próximo sábado (24), a partir das 16 horas.

Momentos de lazer e diversão estão garantidos com a variedade de opções oferecidas ao público. Entre 16h e 17h30, a Cultura proporciona oficinas de aquarela, de desenho livre, de literatura e de percussão com dança de coco de roda e, ainda, jogos e brincadeiras teatrais. Já às 17h30 vai haver contação de histórias e, às 18h20, o palhaço Faísca vai apresentar uma esquete.

Também haverá apresentação das atividades desenvolvidas pelas crianças atendidas pelo Centro de Convivência Fortalecimento de Vínculos da Vila Olímpica moradoras do Maria Amélia – que vão ter a oportunidade de apresentar ao público a fanfarra infantil sob a regência do professor Moisés Alves e, ainda, coreografias de danças populares com a professora Aline Campos.

Além de todas essas brincadeiras, os pequenos que estiverem aproveitando as atividades vão poder vivenciar a prática do Jiu-Jitsu que será conduzido pelo professor Carlos Sérgio da Silva, com tatames disponíveis na praça.

Como ponto alto da ação, acontece às 18h20 a exibição do espetáculo “Nequinho no picadeiro”. Estrela do enredo, o poeta mato-grossense Manoel de Barros será revivido na pele do personagem que dá nome à peça, que será interpretada pelo Grupo de Teatro Foco. “Trazer ao público uma personalidade como Manoel de Barros é valorizar os escritores do estado e alimentar o interesse pela produção dos autores da nossa terra”, pontua o roteirista e diretor da encenação, Joelson Santos.

Nascido em Cuiabá, em 1916, o escritor pós-modernista e antropofágico Manoel de Barros viveu boa parte de sua vida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Também morou no Rio de Janeiro, onde se formou em direito. Ainda residiu na Bolívia, no Peru e em Nova York. Detentor de diversos prêmios, entre eles o Jabuti, o ABL de Literatura Infantojuvenil e o ABL de Poesia, “Nequinho” é referência na literatura contemporânea brasileira, tendo proclamado incansavelmente o universo rural, tornando-se um arauto da fauna e da flora, as quais retratou com maestria em sua obra. Consagrado internacionalmente, o autor cuiabano também falou com ternura e meiguice sobre a infância, a relação dos pequenos com a natureza e o “Exercício de ser criança”, como declara no título de um de seus livros.

Dando um viva à literatura nacional com “Nequinho no picadeiro”, Joelson comenta sobre o trabalho para produzir a peça: “Tomamos a licença poética e nos inspiramos em trechos da vida de Manoel de Barros para mostrarmos uma parte que as pessoas não conhecem a respeito de fatos que ocorreram antes dele se tornar famoso, ainda bem jovem. A partir desses episódios narramos livremente, com nossa visão artística, os acontecimentos. Por isso, não é uma biografia, já que, com nosso fazer criativo e com base em textos reais construímos a trama que foi desenvolvida, para usar uma palavra de Manoel de Barros, com a nossa invencionática”. O roteirista ainda promete: A história adota uma linguagem circense e, com certeza, vai levar a plateia a dar muitas risadas”.

Para que a população encontre com facilidade a diversão, o local exato onde acontece o “Toda Praça é Arte” será sinalizado desde a entrada do bairro com placas indicativas.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments