21.4 C
Rondonópolis
domingo, 25 maio - 01:15
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCidade da Alemanha inicia testes com ônibus autônomo de grande porte em...

Cidade da Alemanha inicia testes com ônibus autônomo de grande porte em tráfego misto


Veí­cu­lo per­cor­re­rá uma ro­ta de 7 qui­lô­me­tros em tráfego mis­to na li­nha 906 em Burg­dorf, den­tro da re­gião de Han­o­ver, ope­ra­ndo com ve­lo­ci­da­de constante de 40 km/h

ALEXANDRE PELEGI

O projeto de ônibus autônomo “Albus” entrou em fase de testes na região de Han­o­ver, na Alemanha. Es­te tes­te en­vol­ve o Kar­san Au­tôn­omo e-Atak, um ôni­bus elé­tri­co de 8 me­tros equi­pa­do pe­la Adas­tec, empresa global em software de direção automatizada SAE Nível 4, pa­ra ope­ra­ção to­tal­men­te au­to­ma­ti­za­da.

O software de direção automatizada do Nível 4, conforme definido pela SAE (Society of Automotive Engineers), representa uma alta automação de direção, onde o veículo é capaz de realizar todas as tarefas de direção e navegação sem intervenção humana em condições específicas, como áreas previamente mapeadas.

A Kar­san afir­ma que es­te é o pri­mei­ro ôni­bus au­tôn­omo de gran­de por­te na Ale­ma­nha a re­ce­ber a apro­va­ção de tes­te de Ní­vel 4 da Au­to­ri­da­de Fe­de­ral de Trans­por­tes (KBA).

O veí­cu­lo per­cor­re­rá uma ro­ta de 7 qui­lô­me­tros em tráfego mis­to na li­nha 906 em Burg­dorf, den­tro da re­gião de Han­o­ver. Ele ope­ra­rá com ve­lo­ci­da­des de até 40 km/h. Du­ran­te os tes­tes, o ôni­bus aten­de­rá 13 pon­tos, cru­za­rá 10 cru­za­men­tos semaforizados e cir­cu­la­rá por ro­ta­tó­rias e fai­xas de pe­des­tres de for­ma au­tô­no­ma. O e-Atak Au­tôn­omo ofe­re­ce 22 as­sen­tos e pos­sui uma au­to­no­mia de até 300 qui­lô­me­tros. As ope­ra­ções se­rão mo­ni­to­ra­das a bor­do por equi­pes de se­gu­ran­ça e téc­ni­cas.

O aspecto mais proeminente do projeto “Albus” envolve a integração de ônibus elétricos totalmente automatizados (Nível 4) em sistemas regulares de transporte público, especialmente na região de Hannover, na Alemanha. Isso inclui testar e ampliar o número de ônibus autônomos operando em rotas estabelecidas.

Os da­dos do e-Atak Au­tôn­omo po­dem ser ob­ti­dos ins­tan­ta­ne­a­men­te, e al­te­ra­ções re­mo­tas da ro­ta po­dem ser fei­tas. Is­so per­mi­te que o su­por­te de ges­tão se­ja for­ne­ci­do com se­gu­ran­ça em si­tua­ções co­mo in­te­rrup­ções não usu­ais da via. O ôni­bus man­tém co­mu­ni­ca­ção con­tí­nua com o sis­te­ma de ges­tão de ope­ra­ção e de ta­re­fas, po­den­do ser di­re­ci­o­na­do pe­lo con­tro­le cen­tral, en­quan­to man­tém sua au­to­no­mia.

Uma fa­se de tes­tes pú­bli­cos es­tá pla­ne­ja­da pa­ra o ter­cei­ro tri­mes­tre de 2025, es­tan­do aber­ta a adul­tos me­di­an­te ins­cri­ção pré­via. O feed­back dos par­ti­ci­pan­tes se­rá co­le­ta­do por meio de pes­qui­sas on­li­ne an­tes e de­pois do pe­rí­o­do de tes­tes pa­ra ava­liar a acei­ta­ção e o de­sem­pe­nho.

O pro­je­to é ope­ra­do pe­la ÜSTRA e re­ce­be fi­nan­cia­men­to do Mi­nis­té­rio Fe­de­ral de Di­gi­tal e Trans­por­te (BMDV) no va­lor de € 3,7 mi­lhões até o fi­nal de 2025, quase R$ 24 milhões.

Es­te não é o pri­mei­ro em­pre­go do Kar­san Au­tôn­omo e-Atak na Eu­ro­pa. Em 2022, a em­pre­sa tur­ca Kar­san for­ne­ceu à Norue­ga o pri­mei­ro ôni­bus au­tôn­omo de ta­ma­nho pa­drão em operação na Eu­ro­pa. O veí­cu­lo, de­sen­vol­vi­do com a pla­ta­for­ma de soft­wa­re de di­re­ção au­tô­no­ma flow­ri­de.ai Ní­vel 4 da Adas­tec, tem si­do usa­do des­de en­tão em uma li­nha ur­ba­na ope­ra­da pe­la Vy Buss na ci­da­de portuária de Sta­van­ger, no sul da Noruega, trans­por­tan­do pas­sa­gei­ros.

Em mar­ço de 2024, fo­ram com­ple­ta­dos dois anos de ope­ra­ção em Sta­van­ger. Se­gun­do a fa­bri­can­te, o ôni­bus te­ve um bom de­sem­pe­nho nes­sa ro­ta. Em de­zem­bro de 2023, ele foi de­sem­pe­nha­do em uma ro­ta mui­to mais de­sa­fi­a­do­ra, in­cluin­do mu­dan­ças de fai­xa em tráfego pe­sa­do, di­ri­gin­do em ve­lo­ci­da­des mais al­tas e pas­san­do por um tú­nel. Ou­tros pro­je­tos com o mes­mo veí­cu­lo es­tão em an­da­men­to em Tam­pe­re, Finlân­dia. A par­tir de agos­to de 2025, o Kar­san Au­tôn­omo e-Atak ope­ra­rá tam­bém em Go­tem­bur­go, na Sué­cia, em uma li­nha que co­nec­ta a Es­ta­ção Cen­tral à es­ta­ção fer­ro­viá­ria de Li­se­berg. Es­se pro­je­to é fi­nan­ci­a­do pe­la re­gião de Västra Gö­ta­land, e o ôni­bus co­me­ça­rá a cir­cu­lar com pas­sa­gei­ros na re­de da Vä­st­tra­fik, com um mo­to­ris­ta de se­gu­ran­ça per­ma­ne­cen­do no as­sen­to do mo­to­ris­ta.

O CEO da Kar­san, Okan Baş, des­ta­cou a im­por­tân­cia de en­trar no mer­ca­do ale­mão, con­si­de­ra­do um dos mais ri­go­ro­sos em ter­mos de re­gu­la­men­ta­ções. Ele afir­mou que es­te lan­ça­men­to de­mons­tra a com­pe­tên­cia téc­ni­ca e a abor­da­gem vi­si­o­ná­ria da em­pre­sa. Baş des­cre­veu o ôni­bus au­tôn­omo de gran­de por­te Ní­vel 4 que co­me­ça­rá a cir­cu­lar em vi­as pú­bli­cas na Ale­ma­nha co­mo um sím­bo­lo da de­ter­mi­na­ção da Kar­san na trans­for­ma­ção da mo­bi­li­da­de na Eu­ro­pa. Ele atri­bui es­se su­ces­so à par­ce­ria com a Adas­tec, in­di­can­do que a com­pe­tên­cia em soft­wa­re e en­ge­nha­ria au­to­mo­ti­va é re­co­nhe­ci­da nos mer­ca­dos mais avan­ça­dos da Eu­ro­pa.

Ali Pe­ker, CEO da Adas­tec, tam­bém co­men­tou a co­o­pe­ra­ção. Ele re­sal­tou que a apro­va­ção da pla­ta­for­ma flow­ri­de.ai pe­la KBA na Ale­ma­nha pro­va que a tec­no­lo­gia é tes­ta­da em cam­po, con­fiá­vel e ma­du­ra. Se­gun­do Pe­ker, jun­ta­men­te com a Kar­san, eles es­tão “abrin­do as por­tas do trans­por­te au­tôn­omo na Eu­ro­pa e con­tri­buin­do ho­je pa­ra as ci­da­des in­te­li­gen­tes do fu­tu­ro“. Ele fi­na­li­zou di­zen­do que es­te é “não ape­nas um pro­je­to, mas uma for­te par­ce­ria co­mer­cial pi­o­nei­ra na trans­for­ma­ção da mo­bi­li­da­de na Eu­ro­pa“.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments