Publicado em: 24 de maio de 2025
Veículo percorrerá uma rota de 7 quilômetros em tráfego misto na linha 906 em Burgdorf, dentro da região de Hanover, operando com velocidade constante de 40 km/h
ALEXANDRE PELEGI
O projeto de ônibus autônomo “Albus” entrou em fase de testes na região de Hanover, na Alemanha. Este teste envolve o Karsan Autônomo e-Atak, um ônibus elétrico de 8 metros equipado pela Adastec, empresa global em software de direção automatizada SAE Nível 4, para operação totalmente automatizada.
O software de direção automatizada do Nível 4, conforme definido pela SAE (Society of Automotive Engineers), representa uma alta automação de direção, onde o veículo é capaz de realizar todas as tarefas de direção e navegação sem intervenção humana em condições específicas, como áreas previamente mapeadas.
A Karsan afirma que este é o primeiro ônibus autônomo de grande porte na Alemanha a receber a aprovação de teste de Nível 4 da Autoridade Federal de Transportes (KBA).
O veículo percorrerá uma rota de 7 quilômetros em tráfego misto na linha 906 em Burgdorf, dentro da região de Hanover. Ele operará com velocidades de até 40 km/h. Durante os testes, o ônibus atenderá 13 pontos, cruzará 10 cruzamentos semaforizados e circulará por rotatórias e faixas de pedestres de forma autônoma. O e-Atak Autônomo oferece 22 assentos e possui uma autonomia de até 300 quilômetros. As operações serão monitoradas a bordo por equipes de segurança e técnicas.
O aspecto mais proeminente do projeto “Albus” envolve a integração de ônibus elétricos totalmente automatizados (Nível 4) em sistemas regulares de transporte público, especialmente na região de Hannover, na Alemanha. Isso inclui testar e ampliar o número de ônibus autônomos operando em rotas estabelecidas.
Os dados do e-Atak Autônomo podem ser obtidos instantaneamente, e alterações remotas da rota podem ser feitas. Isso permite que o suporte de gestão seja fornecido com segurança em situações como interrupções não usuais da via. O ônibus mantém comunicação contínua com o sistema de gestão de operação e de tarefas, podendo ser direcionado pelo controle central, enquanto mantém sua autonomia.
Uma fase de testes públicos está planejada para o terceiro trimestre de 2025, estando aberta a adultos mediante inscrição prévia. O feedback dos participantes será coletado por meio de pesquisas online antes e depois do período de testes para avaliar a aceitação e o desempenho.
O projeto é operado pela ÜSTRA e recebe financiamento do Ministério Federal de Digital e Transporte (BMDV) no valor de € 3,7 milhões até o final de 2025, quase R$ 24 milhões.
Este não é o primeiro emprego do Karsan Autônomo e-Atak na Europa. Em 2022, a empresa turca Karsan forneceu à Noruega o primeiro ônibus autônomo de tamanho padrão em operação na Europa. O veículo, desenvolvido com a plataforma de software de direção autônoma flowride.ai Nível 4 da Adastec, tem sido usado desde então em uma linha urbana operada pela Vy Buss na cidade portuária de Stavanger, no sul da Noruega, transportando passageiros.
Em março de 2024, foram completados dois anos de operação em Stavanger. Segundo a fabricante, o ônibus teve um bom desempenho nessa rota. Em dezembro de 2023, ele foi desempenhado em uma rota muito mais desafiadora, incluindo mudanças de faixa em tráfego pesado, dirigindo em velocidades mais altas e passando por um túnel. Outros projetos com o mesmo veículo estão em andamento em Tampere, Finlândia. A partir de agosto de 2025, o Karsan Autônomo e-Atak operará também em Gotemburgo, na Suécia, em uma linha que conecta a Estação Central à estação ferroviária de Liseberg. Esse projeto é financiado pela região de Västra Götaland, e o ônibus começará a circular com passageiros na rede da Västtrafik, com um motorista de segurança permanecendo no assento do motorista.
O CEO da Karsan, Okan Baş, destacou a importância de entrar no mercado alemão, considerado um dos mais rigorosos em termos de regulamentações. Ele afirmou que este lançamento demonstra a competência técnica e a abordagem visionária da empresa. Baş descreveu o ônibus autônomo de grande porte Nível 4 que começará a circular em vias públicas na Alemanha como um símbolo da determinação da Karsan na transformação da mobilidade na Europa. Ele atribui esse sucesso à parceria com a Adastec, indicando que a competência em software e engenharia automotiva é reconhecida nos mercados mais avançados da Europa.
Ali Peker, CEO da Adastec, também comentou a cooperação. Ele resaltou que a aprovação da plataforma flowride.ai pela KBA na Alemanha prova que a tecnologia é testada em campo, confiável e madura. Segundo Peker, juntamente com a Karsan, eles estão “abrindo as portas do transporte autônomo na Europa e contribuindo hoje para as cidades inteligentes do futuro“. Ele finalizou dizendo que este é “não apenas um projeto, mas uma forte parceria comercial pioneira na transformação da mobilidade na Europa“.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes