Publicado em: 4 de junho de 2025
Itinerários ligarão o Terminal Gentileza a região de General Osório e Madureira ao Terminal Fundão
ARTHUR FERRARI
Nesta quarta-feira (4), duas novas linhas de ônibus entram em operação no Rio de Janeiro, ampliando a oferta de transporte público nas zonas Sul e Norte da cidade. São elas: a linha 169 (Terminal Gentileza / General Osório) e a linha 979 (Madureira / Terminal Fundão via Rua Goiás).
A medida faz parte do esforço contínuo de reestruturação do sistema de ônibus da capital fluminense, iniciado em junho de 2022, após a formalização de um acordo judicial entre a Prefeitura do Rio, os consórcios de ônibus e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Desde então, cerca de 200 linhas foram criadas ou reativadas com o objetivo de restabelecer gradualmente o serviço, ampliar a cobertura do transporte coletivo e garantir um deslocamento mais digno para a população carioca.
Segundo os termos do acordo, além da tarifa de R$ 4,70 paga pelos passageiros, os consórcios operadores recebem um repasse complementar baseado na quilometragem efetivamente percorrida, monitorada por GPS. O modelo visa assegurar a presença dos ônibus nas ruas, oferecendo o serviço contratado em sua totalidade.
Conheça os itinerários e operações
Linha 169 – Terminal Gentileza / General Osório
A nova linha conecta a região central e a Zona Sul da cidade, com o seguinte trajeto:
Terminal Gentileza
Aeroporto Santos Dumont
Aterro do Flamengo
Rio Sul
Copacabana
Praça General Osório
De acordo com o planejamento, a linha realizará 91 viagens de ida e volta nos dias úteis.
Linha 979 – Madureira / Terminal Fundão via Rua Goiás
Atendendo a moradores da Zona Norte, a linha 979 terá o seguinte percurso:
Terminal Paulo da Portela
Cascadura
Rua Goiás
Estádio Olímpico Nilton Santos
Norte Shopping
Del Castilho
Estrada Adhemar Bebiano
Linha Amarela
Avenida Brasil
Avenida Brigadeiro Trompowski
Terminal Fundão
Serão 44 viagens diárias de ida e volta em dias úteis.
A ampliação da malha viária é parte de uma agenda mais ampla de requalificação do transporte público na cidade, que segue sob acompanhamento judicial e técnico para garantir a sua plena execução.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte