Publicado em: 7 de junho de 2025
Número se refere ao modelo eO500 U, “puro sangue” da marca. Mercedes-Benz também fornece plataformas para tecnologia da Eletra
ADAMO BAZANI
O Diário do Transporte noticiava em 25 de agosto de 2021: Mercedes-Benz lança o primeiro chassi elétrico com produção no Brasil: eO500 U – Relembre:
Passados praticamente três anos, o modelo que, pela força da marca Mercedes-Benz no segmento de urbanos já era “predestinado ao sucesso”, está mostrando a que veio.
Os números não são tão volumosos como os modelos a diesel, predominantes no mercado brasileiro porque a eletrificação por aqui ainda “nem nasceu de fato”.
Mas pelas limitações de infraestrutura e financeiras, são bem expressivos.
Junto às operadoras da capital paulista, o maior mercado de ônibus elétricos do País, mesmo com todas as dificuldades de infraestrutura, o Diário do Transporte apurou que até agora são 127 unidades do eO500 U já entregues. Nada mal se considerar que, na cidade, rodam cerca de 530 de várias marcas e portes e pelo fato de a produção em linha do modelo “puro sangue” da Mercedes-Benz ser relativamente nova.
Somente em meados de 2023, a linha de produção em série começou a fazer as primeiras unidades
Relembre:
A Mercedes-Benz também fornece as plataformas para todos os ônibus elétricos com tecnologia Eletra, com exceção do modelo de 15 metros, feito pela concorrente Scania. Como Eletra hoje é a principal marca de tecnologia de elétricos da cidade de São Paulo (e do País), representando a maioria do volume já emplacado, logo, a Mercedes-Benz também participa desta fatia maior do bolo.
Segundo o balanço, entre as empresas de ônibus que até o momento reúnem a maior frota do eO500 U entregues são:
Sambaíba (zona Norte):
31 – em operação /32 – total = 97% em prestação de serviços
Mobibrasil (zona Sul):
31 – em operação /33 – total =94% em prestação de serviços
Metrópole Paulista (zonas Leste e Sul):
58 –em operação /62 – total = 93% em prestação de serviços.
O Diário do Transporte também apurou que já há mais unidades em produção na Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ou em processo de encarroçamento nas fábricas da Caio, que produz o eMillennium em Botucatu, no interior de São Paulo, e da Marcopolo, com o modelo Attivi, em Caxias do Sul (RS).
Por exemplo, a Sambaíba comprou 97 ônibus, atualmente 23 estão na forma de chassis na fábrica da Mercedes-Benz, na região do ABC, e o restante já na Marcopolo encarroçando.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes