Campeão da CONMEBOL Libertadores de 2021, o Palmeiras é um dos quatro brasileiros que disputará o novo Mundial de Clubes da Fifa em 2025, ao lado de Flamengo, Fluminense e Botafogo. O sorteio para definição das chaves acontece nesta quinta-feira (5), em Miami, nos Estados Unidos, com transmissão ao vivo no Disney+ e acompanhamento em tempo real no ESPN.com.br.
Apesar da importância do torneio, o clube não terá nem a presidente Leila Pereira e tampouco Paulo Buosi, um dos vice-presidentes e responsável pelo futebol, presentes ao evento. Sem os dois, quem representará o Verdão é Leonardo Holanda.
A ausência de Leila e Buosi tem explicação. Segundo apurou a ESPN, ambos permanecerão no Brasil por conta da importância da reta final da temporada, uma vez que o Palmeiras segue vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.
A equipe de Abel Ferreira, inclusive, joga na quarta-feira (4), véspera do sorteio, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 37ª rodada da competição. Se vencer e o Botafogo perder para o Internacional, no Beira-Rio, o Verdão reassume a liderança a uma rodada do fim.
Com isso, o escolhido para viajar aos Estados Unidos como representante palestrino é Leonardo Holanda, advogado que faz parte do quadro de funcionários do clube desde 2015. Recentemente, após a saída de Cícero Souza para a CBF, em meados de fevereiro deste ano, ele foi promovido ao cargo de gerente jurídico e de negócios.
Holanda é o visto com perfil mais discreto e não gosta de aparecer na frente das câmeras. No entanto, tem realizado um importante trabalho de bastidores, principalmente na questão dos reforços.
Foi Leonardo, por exemplo, quem liderou o projeto da contratação de Felipe Anderson, meia que estava na Lazio e foi anunciado de maneira surpreendente em abril. O advogado foi quem viajou a Roma para fechar com o jogador, que também era alvo da Juventus, e manteve a negociação em sigilo até a oficialização do reforço.
Agora, ele representa o Palmeiras no primeiro evento oficial do Mundial de Clubes, anunciado pela Fifa e que ocorrerá entre 15 de junho e 13 de julho. Ao todo, 11 sedes dos Estados Unidos receberão as partidas, com a grande final marcada para o MetLife Stadium, em Nova York.