33.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, 27 junho - 17:10
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTransvia inaugura espaço hi-tech na capital paulista

Transvia inaugura espaço hi-tech na capital paulista


Recepcionista criada por IA dá boas-vindas a clientes e visitantes

Empresa foi selecionada, ao lado de outras parceiras, para fornecer sistemas de telecomunicação da Linha 17 Ouro do Metrô de São Paulo

Mário Curcio, especial para o Diário do Transporte

Nesta quinta-feira, 26 de junho de 2025, a empresa Transvia inaugurou na zona sul da capital paulista um novo espaço. Bem localizado, próximo à Avenida Roberto Marinho, o local servirá como unidade de engenharia especializada e showroom, possibilitando a clientes e parceiros o teste e avaliação de novas soluções capazes de trazer mais eficiência, segurança e melhor desempenho aos negócios.

A Transvia nasceu há 20 anos como construtora e atualmente fornece soluções completas de engenharia, telecomunicação, controles de acesso e segurança para clientes de diferentes segmentos, do transporte de passageiros ao setor de energia.

Equipe local conta com 20 profissionais especializados em sistemas multimídia, segurança e monitoramento

O novo escritório tem 200 metros quadrados e reúne um time de 20 engenheiros especializados em sistemas de comunicação, segurança e monitoramento a partir de diferentes câmeras. Algumas dessas câmeras são térmicas e permitem visão noturna. Outras estão aptas a ler placas ajudar no reconhecimento facial. Essas soluções fazem parte de um showroom.

Já na entrada, convidados e clientes se surpreendem com uma atendente criada por Inteligência Artificial, a Cida, que recebe cada visitante com uma mensagem de boas-vindas.

Fábio Juvenal, diretor da Transvia

Esse novo espaço nos permite mostrar soluções, observar e desenvolver aplicações que realmente façam sentido para os clientes da Transvia. Faz parte do nosso DNA caminhar ao lado deles, entender suas operações e necessidades. E essa nova estrutura é fundamental para isso”, afirma Fábio Juvenal, diretor executivo da Transvia.

Em 2024, a empresa foi selecionada, ao lado de outras parceiras, para fornecer os sistemas de telecomunicação da Linha 17 Ouro do Metrô de São Paulo, que pode ser vista pelas janelas do novo espaço.

Na verdade, escolhemos este local pela acessibilidade e proximidade com dois de nossos parceiros [Dahua e Huawei], mas é interessante poder ver daqui a Linha 17 do monotrilho. São oito estações em fase de acabamento, com previsão de início da operação no primeiro semestre de 2026”, recorda Fábio Juvenal. Além do Metrô de São Paulo, a Transvia também tem entre seus clientes a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Grupo Radial (uma empresa de transportes do Alto Tietê), a NGI Travessias, a Power China (voltada a projetos de infraestrutura para geração de energia) e a Motiva (novo nome da CCR).

Da construção à bilhetagem

José Castro, diretor comercial da Transvia 

A experiência a partir de diferentes clientes e demandas tornou a Transvia uma empresa completa, capaz de planejar, construir e equipar diferentes terminais e estações, do início da obra até a entrega completa, inclusive do sistema de bilhetagem, “pronta para operar”, como explica José Castro, diretor comercial da empresa.

Os clientes assumem a estrutura já operante. O atendimento a cada um deles nos trouxe um grande know-how e um diferencial, que nos estimulou a evoluir do ponto de vista técnico. Como exemplo, um desenvolvimento para o segmento rodoviário pode eventualmente ser utilizado na área portuária”, ressalta Castro.

O executivo recorda que, também em 2024, a Transvia criou três unidades de negócios: a Via Urban, dedicada à construção civil e projetos de engenharia e construção; a Via System, focada na integração de soluções nas áreas de Tecnologia da Informação, segurança, áudio, vídeo, comunicação e arrecadação; e a Via Labs, voltada ao desenvolvimento de soluções customizadas, aquelas que “não estão na prateleira” e envolvem softwares e hardwares.

Sucesso a partir de grandes parceiras

As soluções tecnológicas adotadas pela Transvia incluem diferentes parcerias estratégicas, entre elas a Dahua, um grande fornecedor no segmento de imagens, como conta Francisco Menezes, vice-presidente da Dahua no Brasil: “Fornecemos todos os sistemas integrados de monitoramento. Nossa parceria atende a todos os clientes da Transvia.

Francisco Menezes, vice-presidente da Dahua para o Brasil

A Dahua é especializada em diferentes tipos de solução de Circuito Fechado de TV (CFTV), o que inclui câmeras, monitores, controles de acesso, reconhecimento facial, contagem de pessoas, leitura de placas de veículos, bloqueios e catracas, por exemplo.

Alguns desses itens equipam o showroom no escritório da Transvia: “Esse novo espaço ficou muito bom. E a especificidade dos negócios da Transvia ajuda a Dahua a se posicionar como player nessa frente estratégica de negócios”, diz Menezes.

A chinesa Huawei é outra grande parceira da Transvia para o segmento de comunicação de dados e plataformas baseadas em Inteligência Artificial. Para o segmento de áudio e vídeo, a parceria foi estabelecida com a Harman, detentora de marcas como JBL, AMX, Crown e Soundcraft. E a Aveva é a parceira em softwares SCADA (sigla para Supervisory Control and Data Acquisition, ou Supervisão e Aquisição de Dados).

Julio Kawano, presidente da Câmara de Promoção de Negócios e Comércio Brasil e China

O presidente da Câmara de Promoção de Negócios e Comércio Brasil-China, Julio Kawano, afirma: “Parcerias como essas são essenciais para ajudar na gestão do transporte público. A tecnologia é essencial em demandas na área de infraestrutura e as chinesas parceiras da Transvia são empresas de ponta.”

Uma empresa com 20 anos  

A Transvia é uma empresa familiar. Foi fundada em 2005 como Transvia Construtora. Começou em Leme, no interior do Estado de São Paulo. A partir de 2018, além da construção civil, passou a atuar em controles de acesso, desenvolvimento de softwares e integração de sistemas.

Espaço inaugurado em 26 de junho tem 200 metros quadrados

Infraestrutura do showroom inclui catraca, câmeras e monitores

Showroom tem monitores com imagens de câmeras apontadas para o entorno do escritório

Mário Curcio é jornalista especializado no segmento automotivo e mobilidade





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments