Publicado em: 30 de junho de 2025
Recursos financeiros serão utilizados pelas empresas operadoras para cobrir a diferença de valor na compra de um veículo elétrico e seu modelo correspondente na versão diesel
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), autorizou a emissão de recursos financeiros destinados à eletrificação da frota de veículos do sistema de transporte coletivo gerenciado pela SPTrans.
A decisão, assinada pelo Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Jorge Caldeira, foi publicada oficialmente nesta segunda-feira, 30 de junho de 2025.
No total, quatro empresas de transporte foram contempladas com sete autorizações que somam quase R$ 173 milhões (R$ 172.272.802,56).
Veja a seguir os valores autorizados por empresa:
Viação Gato Preto (Lote AR8): Foram autorizados dois empenhos distintos, somando um total de R$ 4.038.898,74.
Um empenho no valor de R$ 2.019.449,37 foi autorizado conforme Nota de Reserva nº 54.349/25.
Outro empenho de mesmo valor R$ 2.019.449,37 foi autorizado conforme Nota de Reserva nº 54.356/25.
Mobibrasil (Lote AR6): Foi autorizado um empenho no valor de R$ 34.330.639,29. A emissão da nota de empenho foi autorizada conforme Nota de Reserva nº 54.333/25.
Sambaíba (Lote AR2): A empresa teve dois empenhos autorizados, totalizando R$ 86.836.322,91.
Um empenho no valor de R$ 16.155.594,96 foi autorizado, conforme Nota de Reserva nº 54.337/25.
Um segundo empenho de R$ 70.680.727,95 também foi autorizado, de acordo com a Nota de Reserva nº 54.340/25.
Ambiental Transportes (Lote AR0):
Foi autorizado um empenho no valor de R$ 26.872.447,92, conforme a Nota de Reserva nº 54.345/25.
Via Sudeste (Lote AR5):
Foi autorizado um empenho no valor de R$ 20.194.493,70. A emissão da nota de empenho foi autorizada conforme Nota de Reserva nº 54.335/25.
Estes recursos financeiros, transferidos pelo Município, serão utilizados pelas empresas operadoras para cobrir a diferença de valor na compra de um veículo elétrico e seu modelo correspondente na versão diesel.
Para definir o plano de subvenção às empresas operadoras, a prefeitura considerou alguns condicionantes, como o preço dos veículos elétricos que é, em média, 4,3 vezes superior aos ônibus a diesel.
Pelo modelo definido, a prefeitura realizará uma transferência de capital no montante referente à diferença entre os valores dos ônibus elétricos e seus equivalentes movidos a diesel.
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 24 de julho de 2024 a prefeitura reajustou a tabela dos preços dos ônibus elétricos e a diesel dos diferentes modelos que rodam no sistema de transporte coletivo da capital.
A nova tabela atualiza os valores com base maio/2024, com efeito retroativo ao primeiro anos do mês.
Em todos os seis modelos houve aumento da diferença a ser paga pela prefeitura em 2,77%.
Veja um comparativo entre as duas tabelas:
As viações terão de fornecer à SPTrans cronograma de substituição de modelos a diesel por elétricos até 31 de agosto de cada ano.
A portaria publicada no dia 30 de novembro diz que parcela do ônibus a ser subvencionada não poderá ser superior à diferença entre os preços de referência do ônibus elétrico e do ônibus a diesel. Relembre:
DOCUMENTO OFICIAL: Ônibus elétricos vão gerar às viações subsídio até 32% mais alto que ônibus a diesel em São Paulo, define Nunes em publicação no Diário Oficial
O documento ainda determina que as empresas terão de negociar com as fabricantes os menores valores.
MAIS 100 ELÉTRICOS
Como mostrou o Diário do Transporte no dia 25 de kjunho, a capital paulista terá mais 100 ônibus elétricos nos próximos 30 dias. Com isso, a frota deste tipo de veículo com baterias vai se aproximar de 650 unidades, além dos 210 trólebus, que não poluem também, mas circulam restritos à rede área de fiação.
Os quase 900 elétricos (bateria e trólebus) em operação ratificam São Paulo como a maior frota de ônibus não poluentes do Brasil e uma das maiores da América Latina.
Porém, mesmo assim, o número ainda é visto como uma frustração. Em julho de 2025, serão cerca de 900. Total bem abaixo dos 2,6 mil elétricos que estavam na meta da gestão para até dezembro de 2024. É pequeno ainda se considerar que São Paulo possui cerca de 13 mil ônibus municipais.
A prefeitura culpa a distribuidora de energia ENEL por não fazer as adequações nas garagens e na tensão das redes.
A promessa de entrega das 100 unidades nos próximos 30 dias foi feita pelo prefeito Ricardo Nunes, na manhã desta quarta-feira, 25 de junho de 2025, em entrevista à Rádio Bandeirantes. Relembre:
São Paulo terá mais 100 ônibus elétricos em 30 dias: Alfa RodoBus recebe Torino/BYD e Transcap terá 15 Eletra
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes