Publicado em: 30 de junho de 2025
Projeto inclui 3,6 km de trilhos, obras de infraestrutura e deve beneficiar até 15 mil usuários por dia
YURI SENA
As obras de expansão da Linha 1 do Metrô do Distrito Federal, em Samambaia, já estão em andamento com os canteiros de três novas estações em fase de finalização.
Com previsão de ampliar em 3,6 quilômetros a malha metroviária, o projeto vai ligar a estação Terminal Samambaia ao subcentro oeste do bairro, nas proximidades da 1ª Avenida Sul.
As novas estações, identificadas como nº 35 e nº 36, serão construídas próximas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e ao Centro Olímpico. Cada uma contará com 7 mil metros quadrados de área construída. Também está prevista a construção de três viadutos com passagens de pedestres integradas e quatro passarelas aéreas em pontos de grande circulação.
Para proteger a nova infraestrutura e a região contra enchentes e danos ambientais, está em execução um emissário no Parque Gatumé, composto por uma bacia de amortecimento e um canal de restituição de águas pluviais. “As obras receberam todas as licenças ambientais e foram planejadas para minimizar impactos e preservar a vegetação e os recursos hídricos locais”, destaca o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.
O projeto faz parte do Plano de Expansão da Rede Ferroviária de Brasília, previsto na Lei nº 4.566/2011. O consórcio CG–JFJ, composto pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, venceu a licitação. O investimento total é estimado em mais de R$ 400 milhões, com recursos do Governo do Distrito Federal (GDF) e do BNDES. Até agora, R$ 16,3 milhões já foram aplicados. O prazo de conclusão das obras varia entre dois anos e meio e quatro anos.
Com a expansão, estima-se que entre 12 mil e 15 mil pessoas passem a utilizar diariamente o novo trecho, contribuindo para o desenvolvimento urbano e a melhoria da mobilidade em Samambaia e no DF como um todo. Atualmente, o Metrô-DF possui 42,38 km de extensão e transporta entre 160 mil e 180 mil passageiros por dia útil, conectando as regiões de Brasília, Ceilândia e Samambaia.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte