11.8 C
Rondonópolis
terça-feira, 1 julho - 04:28
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportescom Audiências Públicas agendadas para agosto, projeto avança com plano técnico conjunto

com Audiências Públicas agendadas para agosto, projeto avança com plano técnico conjunto


Iniciativa visa atender antiga demanda da população do Entorno do DF, prometendo transporte viável e acessível entre Goiás e a capital federal.

ALEXANDRE PELEGI

O aguardado projeto de transporte ferroviário de passageiros entre Luziânia (GO) e Brasília (DF) entrou em uma nova fase crucial, com a definição das datas para as audiências públicas, previstas para o final de agosto. Esta etapa foi consolidada após uma importante reunião realizada nesta segunda-feira (30) no Ministério dos Transportes, articulada pelo secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, representando o Governo de Goiás.

O encontro, solicitado pelo secretário Pábio Mossoró, reuniu figuras-chave como Leonardo Cezar Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário; Cristian Viana, secretário Extraordinário do Entorno do GDF; e Márcio Antônio de Jesus, subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, em representação a Zeno Gonçalves. Durante a reunião, foi acertada a formalização de um plano técnico de trabalho conjunto entre o Governo de Goiás, o Governo do Distrito Federal e a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário. O objetivo central é revisar os estudos já contratados pela Infra S.A., identificar ajustes necessários e organizar, de forma integrada, todas as etapas que antecedem a implantação do projeto.

Além disso, ficou definida a realização de uma visita técnica ao longo de toda a ferrovia, que atualmente opera exclusivamente com cargas. Esta vistoria será fundamental para levantar as condições da via e apontar os pontos que exigem adequações para o transporte de passageiros.

A proposta do trem Luziânia-Brasília prevê um trajeto de cerca de 58 km, com partida no Jardim Ingá, em Luziânia, e destino final na Rodoferroviária de Brasília. Estão previstas seis paradas, incluindo Valparaíso. A estimativa é que o percurso leve cerca de uma hora, com uma tarifa acessível.

Pábio Mossoró enfatizou a importância do projeto: “Essa é uma demanda antiga da população do Entorno. O Governo de Goiás está dando todo suporte para a efetivação dessa proposta. Estamos tratando com seriedade um projeto que pode oferecer uma alternativa viável, segura e acessível para milhares de trabalhadores que precisam se deslocar todos os dias até Brasília”.

De acordo com o Ministério dos Transportes, este será o primeiro dos seis projetos previstos no Plano Nacional de Ferrovias a entrar em fase de audiência pública, marcando um avanço significativo para a mobilidade da região.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments