Publicado em: 2 de julho de 2025
Quantidade de veículos nas faixas de maior idade teve aumento mais expressivo em um ano Reportagem já havia mostrado perda de 2,5 milhões de passageiros em um ano. Diário do Transporte também noticiou que depois do marco regulatório, caiu em quase pela metade oferta de linhas para a população.
ADAMO BAZANI e ALEXANDRE PELEGI
Quando grandes grupos empresariais usam suas redes sociais anunciando renovações de frotas de ônibus rodoviários e quando as encarroçadoras e montadoras também fazem suas divulgações, quem se atém a tais materiais publicitários e de fãs de algumas viações não fica a par do que realmente acontece no serviço regular interestadual de passageiros: O Diário do Transporte obteve com exclusividade o anuário da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) concluído em de junho de 2025, com os dados consolidados de 2024, que mostra que os ônibus rodoviários estão mais velhos em relação ao levantamento do ano anterior, 2023.
O aumento da frota com idade acima de 10 anos foi quase três vezes superior que o crescimento da média geral. Enquanto a quantidade geral de ônibus das linhas que interligam estados diferentes cresceu 16,8%, a frota entre 11 e 15 anos teve crescimento de 42,9% Mesmo considerando que houve uma queda de 3,57% na faixa entre 16 e 20 anos, a idade média do sistema foi puxada para cima, indo, de forma ponderada, de 7,2 anos para 7,5 anos.
A idade máxima da frota dos ônibus interestaduais que atuam nas linhas regulares permitida é de 15 anos.
Isso ocorre tanto entre pequenas empresas, mas entre grandes frotistas, a incidência de ônibus mais antigos, proporcionalmente, chega a ser maior em alguns casos.
Dados originais:
ANO | 0 a 5 | 06 a 10 | 11 a 15 | 16 a 20 | mais de 20 | TOTAIS |
2023 | 4.560 | 3.220 | 1.721 | 476 | 0 | 9.977 |
45,7% | 32,3% | 17,2% | 4,8% | 0% | 100% | |
2024 | 5.080 | 3.652 | 2.459 | 459 | 2 | 11.652 |
43,6% | 31,3% | 21,1% | 3,9% | 0% | 100% | |
Frota cresceu | 11,4% | 13,4% | 42,9% | -3,57% | 0% | 16,8% |
Dados agrupados por faixa etária:
IDADE MÉDIA DA FROTA DE ÔNIBUS RODOVIÁRIOS | ||||
ANO | 0 a 10 anos | 11 a 20 anos | TOTAL | |
2023 | 7.780 | 2.197 | 9.977 | |
2024 | 8.732 | 2.918 | 11.650 | |
No cálculo da média ponderada da idade da frota, foi utilizada a idade média para cada faixa.
Exemplo:
- “0 a 10 anos” → média de 5 anos
- “11 a 20 anos” → média de 15 anos
Com isso, a média ponderada da idade da frota de ônibus rodoviários, com base nas faixas etárias fornecidas, é:
2023: aproximadamente 7,20 anos
2024: aproximadamente 7,50 anos
Considerando que:
– a faixa de “0 a 10 anos” representa os ônibus mais novos (média de 5 anos)
– a faixa de “11 a 20 anos” representa os ônibus mais velhos (média de 15 anos),
Podemos concluir:
A frota está envelhecendo:
A média ponderada aumentou de 7,20 para 7,50 anos de 2023 para 2024.
Isso significa que, proporcionalmente, há mais ônibus mais velhos (ou menos renovação com veículos novos) em 2024 do que havia em 2023.
A renovação da frota pode ter desacelerado:
Mesmo com aumento no número total de ônibus (de 9.977 para 11.650), a média de idade subiu, o que pode indicar que o crescimento foi puxado por ônibus mais antigos ou que a proporção de novos diminuiu.
Potenciais impactos:
Frota mais velha tende a exigir mais manutenção, pode ser menos eficiente e menos segura.
Pode haver impacto na qualidade do serviço oferecido e nas emissões ambientais.
PERDA DE PASSAGEIROS:
A reportagem do Diário do Transporte já havia mostrado perda de 2,5 milhões de passageiros em um ano, segundo o anuário da ANTT
Em 2024, as linhas interestaduais transportaram 40,7 milhões de passageiros. Em 2023, foram 43,2 milhões.
Veja os detalhes neste link:
MENOS LINHAS COM MARCO REGULATÓRIO:
Outro aspecto mostrado pelo Diário do Transporte é que, com a entrada vem vigor da Resolução 6.033/2023 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que traz novas regras sobre o transporte por ônibus rodoviários interestaduais foi marcada por uma redução de duas mil linhas deste tipo em todo o País.
Segundo texto do próprio levantamento, o qual o Diário do Transporte revela, em 2024, foram identificadas mais de 4,5 mil linhas do Transporte Regular Rodoviário em operação.
Relembre:
Com isso, como já havia destacado o Diário do Transporte depois do marco regulatório, caiu em quase a metade oferta de linhas para a população.
Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes