15.6 C
Rondonópolis
quinta-feira, 3 julho - 02:05
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesAssis (SP) retoma Tarifa Zero com nova frota de ônibus e operação...

Assis (SP) retoma Tarifa Zero com nova frota de ônibus e operação da Transporte Coletivo Grande Marília


Serviço “Grande Assis” começa a operar nesta quarta-feira (02) com novos veículos que chegaram à cidade na segunda-feira (30)

ALEXANDRE PELEGI

A cidade de Assis, cidade do interior paulista com mais de 100 mil habitantes, inicia a partir desta quarta-feira, 2 de julho de 2025, a entrada em operação de uma nova frota de ônibus zero quilômetro que continuará sendo totalmente gratuita para a população.

O serviço de Tarifa Zero, batizado de “Grande Assis”, começa a operar com novos veículos que chegaram à cidade na segunda-feira (30), equipados com ar-condicionado, wi-fi gratuito, câmeras de segurança e dispositivos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 13 de maio a prefeita Telma Spera autorizou a dispensa de licitação para a contratação emergencial de uma empresa de ônibus para resolver de forma urgente o problema do transporte local. Até então, o transporte coletivo de Assis era feito diretamente pela prefeitura, utilizando 10 ônibus próprios adquiridos em 2018.

O serviço de transporte será oferecido pela Transporte Coletivo Grande Marília (CGM), após contrato no valor de R$ 5,38 milhões (R$ 5.385.600,00) por 12 meses. A empresa é responsável por toda a operação, incluindo frota, motoristas, abastecimento, manutenção e bilhetagem. Relembre:

Prefeitura de Assis (SP) contrata empresa em caráter emergencial para o transporte público gratuito

A operação diária ocorrerá das 6h à meia-noite, com partidas programadas a cada 30 minutos e integração no Terminal Urbano, localizado na região central da cidade. O sistema é composto por seis veículos, sendo cinco destinados à operação e um reserva. As cinco linhas que integram o novo sistema conectarão os bairros ao centro, com um tempo médio de percurso estimado em 30 minutos.

A gratuidade do transporte coletivo é um ponto central do serviço “Grande Assis”, mantendo o sistema implantado na gestão do ex-prefeito José Fernandes. A prefeita Telma Spera anunciou que, para aprimorar ainda mais o serviço, a administração municipal prevê a instalação de novos abrigos padronizados nos pontos de parada, que serão construídos pela Secretaria Municipal de Obras.

Quanto à antiga frota, a prefeita informou que os ônibus serão retirados temporariamente para manutenção, podendo ser reativados para atender demandas específicas, como o transporte de trabalhadores, se necessário.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments