Publicado em: 2 de julho de 2025
Projeto prevê R$ 1,4 bilhão em investimentos para construção, reforma e operação de 11 terminais de ônibus na Região Metropolitana de Belo Horizonte
YURI SENA
O Governo de Minas Gerais encerrou, nesta quarta-feira, 2 de julho de 2025, em Contagem, o ciclo de audiências públicas sobre a Parceria Público-Privada (PPP) que prevê a construção, requalificação e operação de 11 terminais de ônibus na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A última reunião foi realizada na Câmara Municipal de Contagem, com transmissão ao vivo pelo YouTube, permitindo a participação da população com sugestões, críticas e questionamentos sobre o projeto.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH). O objetivo é aprimorar o sistema de transporte metropolitano, ampliando a cobertura, melhorando a integração com o metrô e promovendo mais eficiência e conforto aos usuários.
Ao todo, estão previstas a construção de nove novos terminais – entre eles, Petrolândia, Ferrugem e Regap, em Contagem e Betim – e a requalificação de dois já existentes: Eldorado, em Contagem, e o de Pedro Leopoldo. Também haverá modernização nos terminais de Veneza (Ribeirão das Neves), Nova Lima, São José da Lapa, Lagoa Santa/Vespasiano e Santa Luzia, este último já em fase de obra executada pela prefeitura e financiada pelo Estado.
Com previsão de investimentos de R$ 447 milhões para obras e R$ 1 bilhão para operação e manutenção ao longo de 30 anos, o projeto pretende beneficiar mais de 150 mil passageiros por dia, totalizando cerca de 40 milhões de usuários por ano. Além das intervenções estruturais, estão previstas melhorias imediatas nos terminais requalificados, como renovação dos banheiros, nova sinalização, implantação de rede wi-fi gratuita, bicicletários e espaços para atividades culturais, sociais e de bem-estar.
A previsão é que o edital da concessão seja publicado no segundo semestre de 2025, com leilão previsto para o mesmo período. A entrega dos primeiros terminais construídos do zero deverá ocorrer em até dois anos após a assinatura do contrato.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte