Publicado em: 2 de julho de 2025
Serviço será prestado pela Pólux Engenharia e faz parte de iniciativa que prevê investimento de R$ 3,6 bilhões na renovação da frota metroviária
YURI SENA
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) firmou contrato com a empresa Pólux Engenharia Ltda. para a prestação de serviços especializados de consultoria técnica.
A empresa será responsável pelo gerenciamento do projeto de fornecimento de 44 novos trens que irão reforçar as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do sistema metroviário paulistano.
Segundo o contrato, os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preço unitário, com base em documentos técnicos que integram o processo, como planilha de preços e serviços, modelo de faturamento, matriz de risco e critérios de enquadramento profissional.
As atividades deverão seguir as especificações técnicas previstas no documento ES-9.86.0X.00/700-001, com início após o recebimento dos trens.
O Diário do Transporte já havia noticiado que a Pólux Engenharia Ltda. foi declarada vencedora da licitação nº 10017329 para serviços especializados de consultoria técnica no gerenciamento do projeto de fornecimento de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo. A decisão foi tomada após a análise das propostas e documentos de habilitação apresentados, com a empresa atendendo a todos os requisitos do edital.
Na sessão pública de 22 de novembro de 2024, a Pólux Engenharia Ltda apresentou a menor proposta, no valor de R$ 19.412.451,07, após a etapa de negociação. Outros concorrentes incluíram o Consórcio Tekhites – Modera, o Consórcio TÜV Rheinland – Sondotécnica e o Consórcio Gerenciamento EPM.
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O investimento total no fornecimento dos trens é de aproximadamente R$ 3,6 bilhões, com recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também noticiado pelo Diário do Transporte.
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A aquisição dos veículos integra o plano de modernização da frota existente e a ampliação da Linha 2-Verde até Guarulhos.
Os trens adquiridos, conhecidos como Frota R, serão compostos por seis carros cada.
A licitação foi vencida pela fabricante chinesa CRRC, e o processo se encontra atualmente na fase de homologação. Com a liberação do contrato, o Governo do Estado poderá avançar com a próxima etapa do projeto.
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Yuri Sena, para o Diário do Transporte