Publicado em: 3 de julho de 2025
A partir das 20h de sábado (5) e durante todo o domingo (6), os trens operarão em via singela (via única para os dois sentidos) no trecho entre as estações Brigadeiro e Consolação
ALEXANDRE PELEGI
A Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo terá uma operação diferenciada neste fim de semana, impactando a circulação de trens para permitir o avanço das obras de construção de um novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela.
A partir das 20h de sábado, 05, e durante todo o domingo, 06 de julho de 2025, os trens operarão em via singela (via única para os dois sentidos) no trecho entre as estações Brigadeiro e Consolação. Esta medida resultará em velocidade reduzida e maior intervalo em toda a linha.
A alteração é necessária para garantir a segurança durante os trabalhos de escavação do túnel sul, que segue no sentido da estação Consolação (Linha 2-Verde). A escavação do túnel norte, no sentido da estação Paulista (Linha 4-Amarela), já tem seis metros concluídos de um total previsto de 75 metros. Essas intervenções poderão se repetir em outros finais de semana, sempre que for preciso.
Para evitar atrasos, o Metrô sugere que passageiros que não tenham a Linha 2-Verde como destino final programem suas viagens utilizando alternativas. É possível fazer conexão da Linha 4-Amarela para a Linha 3-Vermelha na estação República, e para a Linha 1-Azul na estação Luz. Quem vem pela Linha 5-Lilás pode se integrar com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. Apenas os passageiros com destino à Linha 15-Prata precisarão, necessariamente, utilizar a Linha 2-Verde.
A nova conexão subterrânea com a Linha 4-Amarela é um projeto com capacidade para até 18 mil passageiros por hora. Seu objetivo é redistribuir o fluxo de pessoas, tornando a transferência entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela mais rápida e eficiente. A interligação atual passará a operar em sentido único, visando reduzir congestionamentos e melhorar a circulação.
A escavação do túnel utiliza o Método Austríaco de Túnel (NATM), que oferece flexibilidade para lidar com diversas condições geológicas. A obra ocorre a partir de um poço de 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. Futuramente, esse poço será usado para ventilação e exaustão do novo túnel.
O contrato para a execução da obra foi assinado com o Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail. O investimento atualizado é de R$ 70 milhões, e a conclusão está prevista para 2026.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes