Publicado em: 3 de julho de 2025
Primeiro dia foi marcado por falhas, mas cobranças indevidas serão reembolsadas automaticamente e cartões antigos precisam de migração manual
ARTHUR FERRARI
Entrou em funcionamento nesta terça-feira (1º) o novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público de Porto Velho (RO), operado por meio do aplicativo Bipay. A mudança visa agilizar o uso do serviço e oferecer mais praticidade aos usuários do transporte coletivo da capital.
Durante o primeiro dia de operação, uma falha na matriz de integração ocasionou cobranças erradas em algumas viagens. A equipe técnica do sistema corrigiu a inconsistência ainda na terça-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), os passageiros não precisarão realizar nenhuma solicitação para serem ressarcidos. “Reforçamos que todos os valores cobrados indevidamente serão reembolsados integralmente, diretamente no cartão do usuário, em até 7 dias úteis, sem necessidade de solicitação por parte do passageiro”, informou Adriana Rosa, gerente da Semtran.
Com relação aos créditos do antigo cartão ComCard, os valores não serão automaticamente transferidos para o novo sistema. A orientação é que os usuários façam a substituição o quanto antes, já que o cartão anterior será desativado futuramente. A Semtran informou que está realizando o levantamento dos saldos para vinculação às novas contas, processo que ainda pode levar alguns dias para ser concluído.
O novo sistema exige cadastro no aplicativo Bipay, onde é necessário selecionar a opção ComPorto Velho e inserir dados pessoais como CPF, nome completo, telefone, e-mail e senha. O uso do app permite compra de créditos por meios como PIX, boleto ou cartão, além da opção de utilizar um cartão físico, que pode ser retirado gratuitamente em quatro pontos de atendimento: nas unidades do Tudo Aqui (Centro e Porto Velho Shopping), Rodoviária e Praça CEU, no bairro JK.
Os créditos podem ser adquiridos também pelo aplicativo RecargaPay, com validação em até 30 minutos após o pagamento.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte