Publicado em: 3 de julho de 2025
Data Juliana simbolizou a capacidade da Prodata de se reinventar, crescer e entregar resultados mesmo diante de grandes desafios
Você já ouviu falar do famoso “Bug do Milênio”? No final de 1999, os sistemas computacionais enfrentaram um desafio importante, eles não estavam preparados para interpretar corretamente a virada do ano para 2000. Ao invés de avançar para o ano 2000, muitos sistemas retrocederam para 1900, causando risco de falhas e interrupções.
Recentemente, na Prodata Mobility Brasil, enfrentamos um desafio técnico semelhante, não um problema, mas uma inevitabilidade tecnológica. Nossos sistemas utilizavam uma representação de datas baseada em 13 bits, iniciada em 31 de dezembro de 2002, e que naturalmente chegaria ao fim em 05 de junho de 2025. Caso não fosse feita uma atualização preventiva, nossos validadores retornariam à configuração inicial de 2002, tornando-se incompatíveis com cartões e sistemas atuais.
Chamamos internamente essa transição de “Data Juliana”, um termo de referência ligado ao calendário juliano, muito utilizado no meio técnico como uma forma contínua e precisa de contagem de dias. Porém, mais do que um nome, representou um projeto de grande relevância e complexidade, mobilizando diversas equipes ao longo dos últimos meses.
Essa atualização garantiu a continuidade e modernização dos nossos sistemas, permitindo que os passageiros continuem utilizando o transporte público sem nenhuma interrupção ou impacto. A Data Juliana simbolizou a capacidade da Prodata de se reinventar, crescer e entregar resultados mesmo diante de grandes desafios. Em um momento em que a empresa tem se destacado no mercado internacional com soluções inovadoras para o transporte público, esse projeto representa um marco de transformação e de nova era.
A Prodata encerra essa etapa com orgulho e gratidão a todos os envolvidos, incluindo os clientes que participaram ativamente e foram fundamentais para a evolução do processo. Mais do que um termo técnico, Data Juliana tornou-se um marco simbólico da força coletiva de um time que constrói o futuro da mobilidade com inteligência, compromisso e propósito.