Publicado em: 5 de julho de 2025
Análise detalhada da equipe de engenharia da empresa de tecnologia revelou que equipamento manteve sua integridade interna e dados, demonstrando a robustez do sistema
ALEXANDRE PELEGI
Um incidente que gerou fumaça e um princípio de incêndio em um validador de bilhetagem em um ônibus municipal de São Paulo, da linha 5022/10 Vl. Sta. Margarida – Jabaquara, operado pela concessionária A2 Transportes, assustou passageiros na última terça-feira, 1º de julho de 2025. O fato foi noticiado pelo Diário do Transporte. Relembre:
VÍDEO: Fogo em validador de ônibus após curto elétrico assusta passageiros em São Paulo
A fumaça tomou o veículo com usuários ainda em seu interior. Um vídeo publicado nas redes sociais mostrou o equipamento soltando fumaça e, posteriormente, pegando fogo. T
A Prodata Mobility Brasil, empresa responsável pelo equipamento, tomou conhecimento do ocorrido e solicitou prontamente à A2 Transportes o validador e a câmera do veículo para análise técnica, no que foi prontamente atendida pela equipe da garagem.
Após uma avaliação detalhada por sua equipe de engenharia, a Prodata identificou que a causa do incidente foi um curto-circuito no chicote elétrico. Mais especificamente, o curto-circuito ocorreu entre a linha de alimentação da catraca e do validador. Ou seja: o fogo não começou no validador, que acabou sendo atingido pelas chamas.
A Prodata explica que o calor gerado por esse curto-circuito atingiu uma estrutura plástica posicionada atrás do validador, o que provocou a combustão externa do material e deu origem ao princípio de incêndio.
“É fundamental ressaltar que, apesar do susto e do princípio de incêndio, o validador permaneceu intacto internamente, funcionando normalmente e sem prejuízo aos dados armazenados”, explica a equipe de engenharia ao Diário do Transporte.
A Prodata Mobility informou que, após o incidente, o equipamento foi ligado com sucesso e os dados da viagem mais recente foram extraídos e encaminhados à SPTrans, demonstrando a robustez e confiabilidade do sistema, mesmo sob condições adversas. Veja o vídeo:
Quanto ao ônibus, a SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento do sistema municipal de ônibus, informou que foi reparado e já voltou a operar normalmente na quarta-feira, 2 de julho de 2025.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes