Publicado em: 7 de julho de 2025
Assunto foi trazido pelo Diário de Transporte e repercutido pela mídia em geral. Só assim que a Polícia começou a se mexer. Viações sofreram pressões para se calarem. Polícia Civil reconhece a importância da cobertura do Diário do Transporte
ADAMO BAZANI
A série de ataques a ônibus que assustou a população em geral em São Paulo, com mais de 500 casos em um mês, ainda tem mais perguntas que respostas.
Entretanto, já traz uma confirmação para o setor de transportes.
Há dois tipos de empresários e gestores.
– Os velhos dinossauros que, até covardemente, se escondem em meandros de contratos e entre os muros de suas garagens;
– Uma geração evoluída que é consciente do seu papel institucional, sabe do poder da canetada de um prefeito, governador e secretário, sabe de suas limitações, mas nem por isso deixa seu papel de agente essencial na sociedade e, por isso, não fica com medinho de pressão e expõe as chamadas dores do setor;
O assunto foi trazido pelo Diário de Transporte, em primeira mão, desde a primeira pedrada em junho de 2025, e dada sua credibilidade, logo foi repercutido pela mídia em geral. Só assim que a Polícia começou a se mexer, com operações e investigações mais sérias.
Mas as atitudes das autoridades de segurança, não sejamos ingênuos, só foram tomadas não porque vidas foram colocadas em risco, mas porque o tema deu mídia.
O transporte não parou em São Paulo graças a coragem de trabalhadores, como motoristas, fiscais e cobradores, que eram “linha de frente” potenciais alvos de pedradas, e a dedicação de profissionais de funilaria, mecânica e elétrica que se desdobraram para consertar logo os ônibus.
Também não parou porque algumas empresas de ônibus deixaram claro para a sociedade em geral a dimensão do problema que era enorme.
Nos bastidores desta situação, em sua cobertura, o Diário do Transporte testemunhou que muitas viações sofreram pressões para se calarem. Pressões por parte de quem deveria evitar, investigar e impedir as ações criminosas.
Não, não foi empresário que contou estes bastidores. Vimos e mais de um caso.
Os jurássicos recuaram, mas os que fazem a diferença não se intimidaram e participaram de uma divulgação que refletiu na atitude da Polícia.
Isso, em benefício de todos: das vidas, dos serviços e sim, de seu patrimônio, o que é legítimo.
Esse patrimônio custa caro e é ele que atende à população.
Todos são beneficiados por atitudes de coragem, até mesmo, os covardes.
POLÍCIA CIVIL RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA COBERTURA DO DIÁRIO DO TRANSPORTE:
🏆 Pessoal, para a gente do Diário do Transporte, este é o maior prêmio de jornalismo: Investigadores destacaram à reportagem a importância da contribuição do Diário do Transporte na cobertura que ajudou a reunir informações além dos boletins de ocorrência – VEJA NO LINK
Justiça decreta prisão de suspeito de “onda” de ataques a ônibus em São Paulo e até investigadores destacam Diário de Transporte. Na Zona Norte, homem é preso após pedradas em micro-ônibus. Passageira ficou ferida e teve de ser hospitalizada.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes