18.9 C
Rondonópolis
sexta-feira, 11 julho - 23:56
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPrimeiro trem da linha 6-Laranja é entregue nesta quinta-feira (10); modelo tem...

Primeiro trem da linha 6-Laranja é entregue nesta quinta-feira (10); modelo tem expectativa de vida útil superior a 40 anos


Composições que ligarão a Zona Norte ao centro de São Paulo começam a ser entregues com previsão de testes já em setembro

ARTHUR FERRARI

O primeiro trem destinado à operação da Linha 6-Laranja do metrô foi oficialmente entregue nesta quinta-feira (10) durante evento realizado no Pátio Morro Grande, na zona norte da capital paulista. A cerimônia contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que também acompanhou o andamento das obras do novo ramal.

Segundo o governador, “o primeiro trem com seis carros da Linha 6 foi recebido, e a obra está evoluindo bem, com mais de dez quilômetros de linha lançada e estações com até 80% de execução”. Fabricados em Taubaté (SP), os veículos são feitos em aço inoxidável, com expectativa de vida útil superior a quatro décadas e tecnologia para operação sem condutor, atingindo até 90 km/h.

A entrega faz parte do cronograma que prevê a entrada em operação parcial da linha — entre Brasilândia e Perdizes — no segundo semestre de 2026. A operação completa, até a Estação São Joaquim, deve ocorrer no segundo semestre de 2027. Quando concluída, a Linha 6-Laranja terá 15,3 km de extensão e capacidade para transportar 630 mil passageiros por dia, com 22 trens compostos por seis carros cada, somando lotação total de 2.044 usuários por composição.

Com conexões previstas com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, o novo ramal também promete cortar o tempo de deslocamento de passageiros que atualmente fazem o percurso por ônibus. O trajeto, que hoje pode levar cerca de 1h30, será reduzido para 23 minutos. O percurso atenderá diretamente sete instituições de ensino superior e outras quatro de forma indireta, razão pela qual é apelidado de “linha das universidades”.

“A operação comercial inicial, de Brasilândia até Perdizes, está programada para o segundo semestre do ano que vem, e a operação completa, de Brasilândia até São Joaquim, para o segundo semestre de 2027”, reiterou Tarcísio.

As obras estão em ritmo avançado, com os túneis escavados e todas as 15 futuras estações já interligadas. A instalação de trilhos, sistemas e a entrega de composições seguem em paralelo. “O pátio do Morro Grande está bastante transformado, e oito trens estão praticamente prontos em Taubaté, com a expectativa de receber um trem a cada 20 a 30 dias”, completou o governador. Ele ainda informou que os “testes iniciais no pátio estão previstos para setembro deste ano, e os testes de linha para janeiro do próximo ano”.

A Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada entre o Governo do Estado de São Paulo e a concessionária Linha Uni, executada pela construtora Acciona. O projeto é coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), com mais de 10 mil postos de trabalho gerados direta e indiretamente.

Ainda de acordo com o governador, há planos para ampliar o traçado: “Estudos para extensão da linha já estão em andamento: quatro estações adicionais no sentido sudeste (até São Carlos) e duas no sentido noroeste (Morro Grande e Velha Campinas)”. Tarcísio também confirmou que “o cronograma da obra está sendo cumprido, inclusive para a estação 14-Bis, que teve uma questão com o IPHAN resolvida a tempo”.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments